quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Lista de gratidão

No início de 2009, após ler um livro sobre Gratidão, comecei a manter uma lista de gratidão (365 dias).
Na época fiz apenas por capricho, não havia razão específica ou objetivo fixo, apareceu-me uma boa ideia, tentar fazer uma pausa no final de cada dia e anotar uma ou duas ou até três coisas pelas quais eu estava agradecida.
No livro que li sobre Gratidão, a autora disse que isso causaria grande impacto nas pessoas, então lá estava eu fazendo as listas... fiquei curiosa... e prossegui o ano inteiro.
Iniciei por um mês, e depois 4 meses seguidos, hoje faço os 365 dias... é uma prática que mantenho todos os dias e tem sido uma benção muito além de qualquer coisa que eu tivesse imaginado. Foi uma prática surpreendentemente fácil de estabelecer e leva apenas um minuto, mas faz uma grande diferença na minha atitude e perspectivas.

Ao olhar para trás, é incrível lembrar as muitas maneiras pelas quais fui abençoada.
É claro que existem algumas bençãos que permaneceriam comigo, independentemente de receber os resultados favoráveis.

Ao ler a lista, lembro-me de momentos de risadas e gestos de bondade - como o dia em que eu estava exaustivamente cansada e apareceu alguém para me ajudar, ou quando voce se sente não é notada, alguém lhe oferece um abraço, uma for e diz: "Tenha um bom dia"
Existem também os prazeres simples da vida.
Poucos itens da lista são espetaculares, mas o fato de serem comuns não os torna menos uma benção.
Lençóis limpos, passeios ao sol, bons livros, tempo com os amigos, espaço para relaxar.
Há alegria em celebrar as pequenas coisas.

Também vejo o nome de algumas pessoas surgindo uma vez e outra vez, pessoas que constantemente me abençoam e me incentivam. É bom parar e agradecer a essas pessoas quando pode ser fácil tomá-las como garantidas.

Houve momentos difícieis e, particularmente naqueles tempos, procurar alcançar bençãos tem sido importante.
Quando seria fácil me concentrar no negativo e deixar que os desafios se tornassem esmagadores, o melhor é fazer uma pausa para perceber as bençãos e encontrar o positivo. Descobri que algumas vezes os desafios aumentam as bençãos.

É interessante olhar para trás e pensar que, embora a situação que causou nosso estresse e ansiedade esteja resolvida, a profundidade de ocorrido permanece.

Na maioria dos dias, mesmos nos tempos difíceis, as razões da gratidão me aconteciam facilmente quando eu levava um momento para parar e pensar. No entanto, olhando para a minha lista, há alguns dias em que eu estava claramente lutando para encontrar algo positivo.
Eu vejo que "Deus se importa" na lista e eu me lembro de escrever isso um dia, sentindo que ninguém mais se importava. Enquanto eu mexia em minha mente, tentando encontrar algo para agradecer, parecia o melhor que eu poderia encontrar.

O estranho é que, olhando para trás, não me lembro do que me fez sentir como se ninguém se importasse naquele dia, mas me lembro que, mesmo quando é assim que nos sentimos, ainda tempos algo a ser grato por um Deus que sempre se importa e está lá para  nos ajudar.

Em 1 Tessalonincenses 5:18 Paulo instrui a igreja:
"Seja grato em todas as circunstâncias, 
pois esta é a vontade de Deus para voce que pertence a Cristo Jesus".

Sempre há motivos para agradecer, e achei que manter uma lista era uma maneira simples, mais eficaz, de me lembrar disso e de  notá-los todos os dias.

E se voce? Pelo que voce está agradecido hoje?
Que práticas ajudam voce a manter uma atitude de gratidão?

Há muitas alegrias em celebrar as pequenas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...