segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Como um bom Deus pode permitir o sofrimento?

Um dos principais problemas que as pessoas têm com a fé cristã é tentar entender como um Deus bom pode permitir tanto sofrimento nesta terra.

É uma questão com a qual ainda me esforço regularmente.

Hoje, eu gostaria de compartilhar uma nova abordagem para esta questão que oferece uma explicação razoável para, pelo menos, parte do sofrimento que ocorre na terra.

É uma combinação de verdades úteis que aprendi lendo o livro de Timothy Keller intitulado " The Reason for God" - "A razão de Deus" e artigo cristão do Dr Vic Anderson  ensinando sobre o assunto.

Voce já se peguntou como um Deus bom pode permitir tanto sofrimento nesta terra? Voce não está sozinho!.

Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com a história geral da Bíblia, nunca quero presumir que todos tenham o mesmo entendimento da história bíblica que eu.

Portanto, gostaria de começar este artigo com uma visão geral da mensagem do evangelho, escrita com minhas próprias palavras.

Acredito que este seja um passo crucial para a construção de alicerces, pois buscamos responder à pergunta: "Como um Deus bom pode permitir o sofrimento humano?

A Bíblia ensina que Deus é o Criador deste mundo e de tudo nele.

Ele é perfeito, santo e separado de todas as coisas criadas.

Os seres humanos foram originalmente criados à imagem de Deus, o que significa que o espírito humano foi exclusivamente equipado para se conectar com Deus e refletir Seu caráter na terra.

Isso me ajuda a pensar nisso desta forma: Fomos criados para espelhar a imagem de Deus de tal forma que qualquer pessoa que olhar para nós verá um reflexo do caráter de Deus e Seu governo sobre nossas vidas.

Muito parecido com um embaixador de um país estrangeiro representa o governante desse país, permanecendo também sob a autoridade completa desse governante.

Um embaixador não tem nenhum poder além daquele que é dado a ele por aquele que eles representam, e o mesmo é verdade para nós.

Nosso Deus nos criou para um propósito particular: estar em um relacionamento com Ele e, como resultado desse relacionamento, refletir Seu caráter nesta terra.

Infelizmente, os primeiros humanos que Deus criou rejeitaram o projeto original de Deus.

Assim como adolescente se rebela contra a autoridade de seus pais - eles decidem que querer escrever suas próprias regras e ser seus próprios deuses.

A resposta medida e justa de Deus a essa rebelião foi a morte espiritual imediata e completa.

A parte de nós que foi criada para refletir o caráter de Deus morreu e o caos se seguiu.

Mulher cristã tomando café e estudando a Bíblia |  Como um bom Deus pode permitir o sofrimento?

Daquele dia em diante, todo ser humano nasceu sem vida espiritual⁠ - sem a capacidade de se conectar com Deus e refletir Seu caráter.

Essa falta de vida espiritual trouxe morte, destruição e mal a este planeta.

Tudo o que fazemos que está em desacordo com o caráter de Deus é pecado (mesmo a menor coisa, como ficar com ciúmes da bolsa nova de sua amiga ou levantar a voz de raiva quando os nossos filhos se comportam mal).

A difusão do pecado prejudicou a humanidade e nos deixou com uma inclinação inegável para o mal.

Pense nisso!!. Você já teve que ensinar seus filhos a mentir, desobedecer ou tratar os outros com severidade?

Mesmo quando fazemos coisas boas, não podemos escapar da sensação de que nossos melhores esforços nunca poderão consertar a bagunça que fizemos neste mundo.

Sentimo-nos culpados por nossas deficiências e ansiamos por algo melhor do que este mundo porque Deus estabeleceu em nós o desejo de algo mais.

Um desejo que só Ele pode satisfazer!

Deus é o único que pode transformar as trevas em luz, criar vida do pó e consertar o que está errado neste mundo.

Veja, entendemos este mundo como “mau” apenas quando estamos dispostos a reconhecer que Deus o criou “bom” e nós o bagunçamos.

É por isso que a existência do mal e a persistência do sofrimento humano são um bom caso para a crença em Deus.

Se Deus não existe, de onde vem nosso senso inato de certo e errado? Felizmente, apesar de nossos caminhos rebeldes, Deus persistiu em Seu papel de Criador e Governante amoroso sobre toda a terra.

Ao longo dos tempos, Ele continuou a revelar-se de diferentes maneiras à Sua criação, convidando repetidamente os humanos a se arrependerem de sua obstinação e se submeterem ao Seu governo em suas vidas.

Não importa quantas vezes nos rebelamos contra Seu desígnio, Deus paciente e consistentemente nos perseguiu.

Não apenas em uma escala ampla e global⁠ - mas também em um nível pessoal.

Por meio da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo (que eu acredito ser totalmente Deus e totalmente homem), Deus literalmente apareceu em meio ao sofrimento humano e se colocou no gancho por nossa rebelião contra Deus.

Jesus pagou o preço final pelo pecado, então não teríamos que pagar, mas isso não significa que o sofrimento humano cessou imediatamente.

Jesus nos oferece uma nova vida, um renascimento espiritual que nos permite nos reconectar com Deus e também refletir Seu caráter na terra.

Para experimentar a verdadeira esperança e o pleno benefício das ações de Jesus, devemos encontrar uma maneira de colocar nossa fé Nele.

Por fé, simplesmente quero dizer total confiança, "confiança e segurança".

O objetivo da minha fé, como cristã, é a obra salvadora de Deus por meio do sacrifício expiatório de Jesus Cristo.

Em outras palavras, coloquei minha fé na promessa de Deus de que Jesus pagou o preço por todos os meus pecados e aceitei o convite de receber esse dom da graça, embora eu saiba que não o mereço.

Minha fé em Jesus Cristo me dá algo, além do sofrimento humano, para esperar.

A esperança de redenção, restauração e vida eterna é a luz que guia meu coração nas épocas de escuridão e sofrimento.

Mulher livre feliz levantando os braços, vendo o sol no fundo ao nascer do sol |  Como um bom Deus pode permitir o sofrimento?

Dá-me uma grande esperança de acreditar em um Deus que não desistirá de nós, não importa quantas vezes deixemos de cumprir o propósito para o qual Ele nos criou.

Minha esperança em Deus me faz ansiar por um futuro onde tudo de errado neste mundo será corrigido novamente sob o governo eterno de meu Senhor e Salvador Jesus Cristo.

É por isso que, apesar do mal e do sofrimento que vejo neste mundo, escolhi colocar minha fé em um Deus que não posso provar (sem sombra de dúvida) existe.

Porque com Ele e Sua Palavra, posso pelo menos entender o mundo confuso em que vivemos.

Sem minha crença em Deus, eu não teria nada além desta vida cheia de maldade e sofrimento para esperar.

O que me traz de volta à questão com a qual começamos este artigo: "Como um Deus bom pode permitir o sofrimento humano?"


Muitos consideram a realidade do mal e do sofrimento no mundo uma prova tangível de que Deus não existe.

As pessoas gostam de colocar o Cristianismo em julgamento, exigindo que nossa fé forneça respostas suficientes para todas as suas perguntas sobre o sofrimento humano.

Mas nossa fé não fornece todas as respostas, ela simplesmente nos ensina sobre o caráter de Deus e as promessas de Deus para que possamos encontrar paz em meio às nossas perguntas não respondidas.

Mesmo aqueles de nós que abraçam a fé cristã se perguntam por que Deus permite o sofrimento, mas não permitimos que nossa falta de compreensão nos impeça de acreditar que o Criador pode possuir algum conhecimento que falta à criação.

Timoty Keller argumenta que eliminar Deus não torna mais fácil lidar com o mal e o sofrimento injusto, (e eu concordo plenamente com ele)!

Keller responde à questão do sofrimento humano desta maneira:

“Existem duas respostas. A primeira é que Deus nos fez com livre arbítrio e nos afastamos dele. A queda do mundo traz sofrimento. Mas o nível com o qual a maioria das pessoas está preocupada é: por que Deus permite meu sofrimento? A Bíblia insiste em que não tentemos responder a essa pergunta. Quando Jó está sofrendo, nunca lhe dizem o porquê. São seus amigos que tentam encontrar respostas, mas Deus condena os amigos ”.

Ele prossegue, dizendo: “Imagine que você fosse um seguidor de Jesus em sua vida e o amasse e dissesse: esse cara vai consertar as coisas. De repente, ele é capturado, julgado, torturado e está morrendo na cruz. Você diria: “Não vejo como Deus poderia tirar algum bem disso. Mas agora temos uma ideia disso porque temos a Bíblia e a história cristã. Temos alguma ideia de por que Deus permitiu que aquele sofrimento horrível acontecesse a Jesus. Tudo o que acontece é assim. Não será misterioso no final, mas agora tem que ser misterioso, porque está nos conselhos de Deus e não podemos descobrir isso. Você apenas tem que aceitar o mistério disso. ”

Fonte: Artigo retirado  da Entrevista semanal do Publishers com Timothy Keller sobre o mistério do sofrimento

Como cristãos, acreditamos que Jesus sofreu por nós para trazer propósito e esperança e esperança ao nosso próprio sofrimento.

A morte de Jesus na cruz confirma que Deus não é "indiferente ou separado de nossa condição".

E a ressurreição de Jesus nos lembra que Deus é capaz de restaurar o que foi perdido e redimir o que foi roubado.

Como humanos, procuramos rapidamente uma razão terrena para o sofrimento humano.

Mas esquecemos que Deus é eterno, e Suas razões podem não ser reveladas até que nosso tempo aqui na terra termine.

Se o sofrimento terreno pode ser usado por Deus para realizar Seus propósitos eternos no coração dos homens, quem somos nós para condenar o Criador por permitir tal dor?

Eu preferiria sofrer com Deus durante meu tempo aqui na terra do que sofrer separado de Deus por toda a eternidade.

Não é?

Se você tiver dúvidas sobre a fé cristã e ainda não encontrou um cristão que seja capaz de fornecer respostas razoáveis ​​a essas perguntas, encorajo-o a considerar investir em um desses dois livros de Timothy Keller.

- Fazendo sentido de Deus. Encontrando Deus no mundo moderno (Um livro pensativo e inspirador, ele convida os céticos a considerar que o cristianismo pe mais revelante agora do que nunca. Como seres humanos, não podemos viver sem significado, satisfação, liberdade, identidade, justiça e esperança. O cristianismo nos fornece recursos insuperáveis para atender a essas necessidades

- A Razão de Deus: Crença na Era do Ceticismo - Usando literatura, filosofia, conversas da vida real e raciocínio, Timoty Keller explica como a crença em um Deus cristão é, de fato, sólida e racional. Para os verdadeiros crentes, ele oferece uma plataforma sólida sobre a qual se firmarem contra a reação à religião pela Era do Ceticismo. E para esses céticos, ateus, etc... ele fornece um argumento desafiador para buscar a razão de Deus.

Timoty Keller defenbde o cristianismo ao abordar questões comuns levantadas pelos céticos.

Ele o faz com humildade, bondade e uma ampla compreensão das Escrituras e da condição humana que é tanto revigorante quanto inspiradora!.

Embora os cristãos não tenham todas as respostas sobre o sifrimento humano, temos fé em Deus que e soberano e justo.

E temos a certeza de que não importa quanto sofrimento suportemos durante o nosso tempo na terra. Ele voltará e "fará novas todas as coisas" Apocalipse 21:1-8.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...