terça-feira, 3 de novembro de 2020

Desafio de Salmos e Provérbios

 No mês de outubro apresentei um desafio simples de 15 minutos para impulsionar nosso crescimento espiritual. Ler 5 capítulos de Salmos e 1 capítulo de Provérbios todos os dias. 

Voce conseguiu completar a jornada? Caso não conseguiu, ainda é tempo de retomar, mas não deixe de priorizar esse tempo lendo a Palavra de Deus. Ela traz muitos benefícios.

No post de hoje, quero levar a leitura das Escrituras um passo adiante e começar a meditar na Palavra de Deus.

Para recapitular o desafio, a prática simples da leitura da Bíblia, nos ajuda a voltar nossos corações a Deus e mantê-los na vanguarda de nossas mentes. 

Os Salmos são cheio de encorajamento e  esperança, enquanto os Provérbios ensinam Sabedoria e nos apontam para uma vida cheia de caráter. Revê-los com frequência - ler a Palavra de Deus como um processo contínuo nos leva a uma conexão mais profunda e duradoura com o Senhor dos Exércitos

Esse é o objetivo de todo o nosso crescimento espiritual. É o processo de transformação que nos leva a um relacionamento mais próximo com Jesus. Ela nos prepara para permitir o Espírito Santo, tornando-nos mais semelhantes a Cristo para que possamos participar do divino (ler em 2 Pedro 1:3-8).

À medida que começamos a adotar novas práticas, não é apenas para fazer, é para mostrar mais do fruto do Espírito em nossas vidas e menos de nossa natureza mundana. 

O desafio de hoje de meditar na palavra de Deus também é simples:

Meditação é simplesmente ponderar a Palavra de Deus e permitir que ela penetre por completo em nossas vidas.

Meditação Cristã

O pensamento de meditação assumiu algumas conotações negativas. As religiões orientais e o pensamento da nova era frequentemente distorcem a prática bíblica. Por toda a Palavra de Deus, entretanto, somos instruídos a meditar sobre Deus e sobre Seus preceitos e caminhos. Quando meditamos de acordo com as instruções de Deus, ponderamos Suas verdades.

A meditação Bíblica não é uma prática de esvaziar nossas mentes para deixar "o universo preencher os vazios". Em vez disso, é focar intensamente na Palavra de Deus.

Ao ler as Escrituras, pare um pouco quando um versículo despertar em seu coração. Por exemplo, quando li o Salmo 5:12 ontem, isso chamou minha atenção e foi como um abraço espiritual de Deus. Então, parei para meditar.

Por que é importante meditar na Palavra de Deus?

Meditar na Palavra de Deus - um exemplo

O Salmo 5:12 diz: "Senhor, quão maravilhosamente voce abençoa os justos. Seu favor envolve cada um e os cobre sob sua cobertura de bondade e alegria".

Comecei a refletir sobre o versículo, considerando as bençãos maravilhosas que Deus dá a Seus filhos. Minha mente viajou alguns dias atrás e eu me lembrei da bondade de Deus tanto em grandes como em pequenas coisas. Agradeci ao Senhor e passei um tempo reconhecendo cada presente como vindo de meu Pai Celestial.

Em seguida, ponderei a ideia de Seu favor envolvendo-me. Não está na minha frente ou atrás de mim, mas envolve tudo ao meu redor , me protegendo de todas as direções. Quando pensei em ser coberto por um dossel de Sua bondade e alegria, não pude deixar de sorrir.

Refletir sobre essa passagem trouxe um novo pensamento à minha mente: Como posso viver de maneira diferente hoje sabendo que o favor de Deus me envolve. Ele tem bençãos reservadas para mim e que estou coberto por Sua bondade e alegria? Ao enfrentar coisas como uma conversa desagradável, ou um novo empreendimento comercial, ou lidar com uma personalidade desafiadora, como posso pensar e agir de maneira diferente conhecendo as promessas do Salmo 5:12.

Abrace as Promessas de Deus por meio da meditação

Os Salmos e Provérbios são livros de poesia. Eles estão lindamente escritos. E são a verdade de Deus. Eles estão cheios de promessas que o Senhor vai cumprir e dons que Ele deseja derramar sobre nós como Seus.

Refletindo sobre as Escrituras, tendo tempo para reconhecer que as Palavras são destinadas a mim, pessoalmente, e recebendo-as como minhas, minha perspectiva muda. Meu humor melhora. E minha esperança e alegria crescem. Eu reconheço que o Senhor não pretende que eu fique presa em uma vida de sem perspectiva ou mal humorada, e sim Ele deseja me abençoar como uma filha do rei.

À medida que avançamos em direção ao nosso crescimento espiritual, encorajo voce a reservar alguns minutos depois de ler a Palavra de Deus e refletir sobre o que leu. Deixe que penetre em sua mente e afunde em seu coração. Receba as promessas de Deus e agarre-se a elas com todas as suas forças.

A meditação pode ter o seu lado negro? Infelizmente, a prática da meditação foi pervertida pelo maligno. Como em todas as coisas, o que Deus pretende ser bom e puro, o inimigo distorce para desviar as pessoas. Ao contrário da meditação bíblica, muito aplicativos e ensinamentos levam a pessoa a esvaziar a mente, focar na respiração ou concentrar-se em um objeto externo. É relatado que essas práticas podem levar a ataques de pânico, aumento do medo, ansiedade, insônia ou distanciamento das emoções. Eu certamente chamaria isso de "lado escuro", e não é o tipo ou resultado de meditação que o Senhor pretende.

Em vez disso, Deus nos lembra que Ele é nosso pastor e fornece tudo o que precisamos. Ele nos conduz até águas calmas, renova nossa vida e nos conduz por caminhos certos por amor de Seu nome. Não tememos o perigo quando Ele está conosco (leia Salmos 23:1-4).

Deus fornece muitas promessas adicionais sobre meditação em Sua Palavra.

O que a Bíblia diz sobre a meditação?

Quando meditamos nos caminhos de Deus, tornamos nosso caminho bem-sucedido e próspero. Considere Josué 1:8

"Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que voce cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e voce será bem-sucedido" 

Josué 1:8

Quando meditamos nas coisas de Deus, Ele nos dá Sua grande paz. Leia Filipenses 4:8-9

"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto. tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa forma, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que voces aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com voces". 

Sentimos alegria e satisfação quando meditamos em Deus durante a noite. Considere o Salmo 63:6-7

"Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite. Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas".

Adoraria saber como voce tem feito sua meditação para o seu crescimento espiritual e compartilhe essa mensagem com outras pessoas se achar que elas serão abençoadas! Com certeza, sempre alguém precisa, é sempre bom ter uma ajuda adicional na Palavra de Deus.

Que a Palavra de Deus te fortaleça hoje e todos os dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...