sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Por que um Estudo sobre Filipenses

No mês de novembro, estarei compartilhando o Estudo Bíblico no livro de Filipenses - "Alegria".

Os estudos bíblicos nunca são escritos no vácuo, e escrever este estudo nesta temporada foi um desafio único para mim.

Tive a ideia do estudo no livro de Filipenses já mais de dezoito meses, pesquisei, medite, orei, queria colocar em prática tudo o que estava aprendendo em minhas aulas de métodos de estudo da Bíblia.

Quando li alguns manuscritos sobre os detalhes da vida de Paulo quando escreveu sua epístola aos filipenses, eu sabia que precisava estudar por mim mesmo.

Então, imprimi três cópias do livro de Filipenses com espaço entre cada linha do texto para anotações, fora as Bíblias de estudo ao meu alcance.

Então todas as manhãs, eu lia alguns versículos do livro e fazia anotações. Confesso que no começo não havia muito planejamento - passei boa parte definindo termos e descobrindo maneiras criativas de ilustrar as verdades que estava aprendendo.

Ao longo do estudo até aqui, foram muitas canecas de café e chá, canetas de gel coloridas e marcadores de texto no meio da mesa para transformar aquelas páginas simples de texto impresso em expressões vibrante de fé. Verdades que dão vida no livro de Filipenses ao criarmos memórias enriquecedoras uns com os outros.

O Livro de Filipenses me lembrou por que amo o estudo da Bíblia.

Minha intenção original era escrever e divulgar o estudo sobre Filipenses no outono de 2019. Mas um outro projeto fez com eu suspendesse esses planos.

Achei que certamente seria capaz de concluir o estudo até o verão de 2020. Mas com toda a loucura do Covid-19, o cronograma mudou novamente.

No início de setembro, decidi que este estudo não poderia esperar mais um momento. Eu precisava escrever agora!

Mas, ao olhar para trás, para aquelas notas coloridas que fiz ao longo dos meus dias em cima daquelas folhas, percebi que eu não era a mesma pessoa que havia escrito e criado aquelas palavras... as provações deste ano me ensinaram que preciso de uma alegria mais profunda e sustentadora do que já experimentei no passado.

Estou muito feliz por não ter escrito este estudo em 2019. Eu precisava reescrevê-lo nesta temporada para realmente compreender a beleza e a complexidade da alegria bíblica.


O tipo de alegria que eu conhecia era unidimensional e insuficiente. Veio muito facilmente e escapou do meu alcance quando mais precisei.

Embora essa alegria simulada imitasse o tipo de alegria sobre a qual li na Bíblia, ela não era confiável.

A alegria bíblica - alegria duradoura, capacitadora e eterna - é encontrada somente em Cristo.

Sua vida, morte, ressurreição e retorno prometido são a única fonte verdadeira de alegria nesta terra.

Como cristãos, esperamos o que não podemos ver - Romanos 8:23-25 e aguardamos ansiosamente o dia em que Cristo destruirá a morte para sempre - Isaías 25:8.

O apóstolo Paulo é o único qualificado para nos ensinar como encontrar a alegria celestial em todas as circunstâncias .

Ele conhecia o poder transformador da alegria em meio a grande sofrimento -
2 Coríntios 11:23-29.

A alegria de Paulo não era baseada nas coisas terrenas, era originária e fortalecidos no Senhor.

Ele estava continuamente se afastando do menor para se apoderar do maior - 2 Coríntios 5:1-10, e devemos seguir seu exemplo excepcional!

Assim como eu, espero que voce se torne um modelo de verdadeira alegria bíblica para os que estão ao nosso redor neste ano e além.

Estou animada para chegar dia 9 e juntos aprendermos as belas verdades de Cristo.

Alegria, Alegria!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...