sábado, 14 de novembro de 2020

Jesus mora em nós!

 Quanto você pensa sobre a verdade de que, como cristãos, Jesus habita em nós?

A) Nunca
B) Às vezes
C) Diariamente
D) Diga o quê ???

Eu encontrei em 2 Coríntios 13: 5 e nele, Paulo estava falando aos crentes em Corinto: “ Ou vocês não percebem que Jesus Cristo está em vocês?” 

Isso me fez pensar em Jesus realmente morando dentro de mim. 

O que isso realmente significa???

Estamos dando a essa verdade a devida importância que ela merece? Acho que será incrivelmente encorajador perceber o que isso significa para nossa vida diária individual.

Em primeiro lugar, como Jesus pode estar em nós? Somos pecadores!

Deus nos criou não apenas com um corpo humano externo, mas com uma alma e um espírito dentro. Veja como nossa alma é definida no dicionário: “o espírito ou parte imaterial do homem, a sede da personalidade humana, intelecto, vontade e emoções, considerada como uma entidade que sobrevive ao corpo após a morte.”

Deus nos deu nossa alma e nosso espírito como um vaso para nos conectarmos com ele. Ele vive depois que nosso corpo sucumbe.
Ele nos dá o livre arbítrio para aceitar Jesus ou rejeitá-lo. Quando o aceitamos, ficamos limpos e ele pode entrar em nosso espírito. Eis como Paulo descreve isso em Romanos 8:10: “ Mas, se Cristo está em você, ainda que o seu corpo morra por causa do pecado, o seu espírito está vivo, porque você foi consertado diante de Deus.”

Paulo fala um pouco mais sobre isso em Gálatas 2:20: “Estou crucificado com Cristo e não vivo mais, mas Cristo vive em mim”. Quando aceitamos o sacrifício de Jesus por nossos próprios pecados, Deus nos vê como redimidos. Nossos pecados morreram com Jesus, junto com nossa velha vida.

 “ Estamos unidos a ele na morte. ”- Romanos 6: 5. É quando nossa vida cristã começa. Isso não significa tentar por conta própria ser o mais semelhante possível a Cristo, mas permitir que Cristo viva em nós e por meio de nós.

Mesmo estando vivo em nós, ele não começa a viver nossas vidas por nós. Ele não assume e faz escolhas por nós. Seu Espírito Santo habita em nós. Depende de nós usarmos livremente o poder do Espírito Santo, ouvindo sua liderança e nos tornando mais semelhantes a Cristo. Sua vida em nós deve fazer com que queiramos viver como ele viveu. Mas sempre é nossa escolha viver como Jesus viveu ou escolher outro caminho.

Neste ponto, você está dizendo: “Sim, claro, sou cristão, Cristo vive em mim”. Parece uma informação básica para você? Quantas vezes ontem você propositalmente usou seu poder, amor e força para mudar sua natureza pecaminosa humana?

Há dias em que acordo de manhã e resolvo orar para ser guiado por Deus, para ouvir seu Espírito, mostrar seu amor, ter sua atitude e natureza, e então, aparentemente alheio, sigo meu caminho alegre.

Se, em vez disso, me lembrei que Cristo está verdadeiramente vivendo dentro de mim, posso pedir sua força espiritual para fazer mudanças durante todo o meu dia. É apenas um aspecto da vida cristã que frequentemente me esqueço de abordar.

Não está se sentindo gracioso? Amoroso? Tipo? Preocupante? Atitude ruim? Naquele momento, preciso pedir a Deus seu poder para vencer e viver como Jesus. 

Você se lembra das pulseiras WWJD? Acho que na verdade pode ser uma boa ideia arrastar um e usá-lo novamente. Seria um grande lembrete para parar e pedir a Jesus para me guiar durante todo o meu dia.

Encontrei outro aspecto de Cristo vivendo em nós que nunca havia pensado. Vem de Colossenses 1:27. Paulo está falando sobre seu trabalho para a igreja e proclamando as boas novas não apenas aos judeus, mas também aos gentios. “Cristo vive em você, então, portanto, você pode esperar compartilhar a glória de Deus.”


Como vamos compartilhar a magnífica glória de Deus ??

Veja como: Porque Cristo vive em nós, podemos esperar com alegria e confiança nosso estado glorificado e perfeito no céu, comungando com Nosso Deus. Nesse ínterim, temos esperança de mostrar aos outros a natureza e o caráter de Deus. Nunca poderíamos fazer isso sozinhos. É apenas porque Jesus vive em nós.

O primeiro livro da Bíblia que estudei em profundidade foi Mateus. A última frase é de Jesus. Nele, Ele nos dá uma promessa preciosa; 

“E certamente estarei com você sempre, até o fim dos tempos. ”(Mt 28:20) 

Essa promessa incluía Jesus habitando nos apóstolos por meio da pessoa do Espírito Santo no Pentecostes.

Se vamos usar o poder de Cristo vivendo em nós, no entanto, depende totalmente de nós. Precisamos permitir que ele cresça em nós e se expresse por meio de nossas vidas e ações. Ele vive em nós, mas ainda podemos escolher colocá-lo em segundo plano e limitar seu trabalho em nós.

Por meio de Cristo vivendo em nós, podemos viver uma vida cristã poderosa e frutífera todos os dias. Que presente! Não devemos deixá-lo adormecido ou meio usado. Ele vive em nós apenas na medida em que usamos o Espírito Santo para viver como ele viveu.

Vou encerrar com Efésios 3: 17-19, a oração que Paulo fez pelos crentes em Éfesio. 

Resume o que acontece quando usamos o poder de Cristo que está em nós. 

“. .para que Cristo possa habitar nos vossos corações pela fé. E eu oro para que você, estando enraizado e estabelecido no amor, possa ter poder, junto com todo o povo santo do Senhor, para compreender quão amplo, longo, alto e profundo é o amor de Cristo, e para conhecer este amor que ultrapassa o conhecimento- para que você possa ser preenchido com toda a plenitude de Deus. ”

Ele queria que os crentes soubessem que quando Jesus está completamente em casa em nossos corações, ele pode ser o foco de nossas mentes, emoções e ações. Jesus deseja que sejamos cheios até a borda com tudo o que Deus é. Ele quer nos encher!

“Mas você receberá poder quando o Espírito Santo vier sobre você. E vocês serão minhas testemunhas, falando às pessoas sobre mim em todo lugar - em Jerusalém, em toda a Judéia, em Samaria e até os confins da terra. Atos 1: 8

Para a Glória de Deus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...