quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Semana I - Dia 5 - Estudo Bíblico Filipenses


Humilde

Leitura da Escritura de hoje: Filipenses 2: 1-8 
Capítulo 2 

Sempre tive afinidade com o apóstolo Paulo.
Em minha opinião, não há maior testemunho do poder transformador de Jesus na vida de um ser humano do que a história da dramática conversão de Paulo (Atos 9:1-19).

Quando Jesus Cristo apareceu na vida de Paulo e o chamou para uma nova maneira de viver, Paulo respondeu com fé.

Mas antes que Deus pudesse usar Paulo para Seus propósitos, Ele teve que humilhar e remodelar o homem à Sua imagem.

Paulo era um pecador orgulhoso, salvo pela graça, que aprendeu a servir seu Salvador com humildade.

Como essa transformação ocorreu?

Lentamente.
Deliberadamente.
Cuidadosamente.


Paulo investiu três anos na preparação divina (Galátas 1:15-18) antes de começar a pregar o Evangelho de Jesus Cristo.

É bem possível que a transformação que vemos no caráter de Paulo tenha ocorrido durante esse período de silêncio e tempo íntimo a sós com Deus.

Esse tempo de relativa quietude na vida de Paulo o preparou para as provações que estavam por vir.

Paulo descreveu sua nova perspectiva em Filipenses 3: 7-8a: “Mas tudo o que foi um ganho para mim, considerei uma perda por causa de Cristo. Mais do que isso, também considero tudo uma perda, tendo em vista o valor insuperável de conhecer a Cristo Jesus meu Senhor. ”

A história de Paulo nos ensina que o orgulho humano se dissipa na presença do Deus Todo-Poderoso.

Nas palavras de Andrew Murray, “Nada é mais natural, belo e abençoado do que nada ser para que Deus seja tudo”.

A história de Paulo também nos ensina que o caminho para a humildade e o serviço frutífero é cheio de sofrimento e sacrifício (2 Coríntios 11:24-31).
Paulo suportou muitas dificuldades durante seu tempo na terra.
E ele encontrou força para perseverar em sua vocação porque descobriu que a graça de Deus é suficiente e que "o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza" - 2 Coríntios 12:9

Esta bela descoberta custou caro a Paulo (2 Coríntios 12:7-8); também o equipou para uma vida de serviçlo humilde.
A leitura de hoje nos ensina pensamentos humildes levam a ações humildes

 


Também nos lembra que a humildade é a base sobre a qual relacionamentos piedosos são formados.

Orgulho e egoísmo são prejudiciais ao espírito de unidade dentro da igreja. Ao sermos conformados à semelhança de Cristo, encontramos a liberdade de servir uns aos outros abnegadamente.

Pela graça de Deus, “Eu quero” é lentamente substituído por “Tua vontade”. Lucas 22:42.

À medida que buscamos pacientemente o caminho da humildade, descobrimos que estamos dispostos a desistir de nossas preferências e pretensões em nome da unidade.

Com confiança no Espírito que habita em nós e consolo de nosso Salvador sacrificial, experimentamos comunhão com nosso Pai Celestial e transborda compaixão pela igreja.


O egoísmo gerador de conflitos é arrancado de nossa alma à medida que começamos a sentir a alegria que advém de servir aos outros.

E como Paulo, nosso testemunho de transformação é completo quando podemos humildemente declarar: “Mas eu considero minha vida sem valor para mim mesmo, a fim de terminar minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para testificar do evangelho da graça de Deus. Atos 20-24. 

Meditação e Responda para si mesmo: Escreva uma lista dos atributos de Deus para se concentrar enquanto você procura encher seu coração de pensamentos humildes e sua vida de ações humildes.


Pergunta: Como a humildade semelhante à de Cristo ajuda a cultivar uma cultura de unidade dentro da igreja? 

Obrigada por estar comigo nesta jornada e não deixe de compartilhar esse estudo com outros, sempre tem alguém precisando conhecer mais da palavra de Deus.

Sábado e domingo é dia de descanso, no sábado postarei apenas uma leitura / desafio para edificar seu estudo e estaremos juntos novamente na segunda, na Semana II do Estudo de Filipenses - cap. 2 - versos 9-16 = Obediente.

Alegria,



Um comentário:

  1. Se entendermos perfeitamente que o orgulho é pecado e isso só causa divisão e constrói muros, esforçar-nos-iamos em ter humildade como Cristo que promove a unidade e derruba muralhas.
    Procurar os interesses dos outros não é fácil nem natural, mas com a ajuda de Deus podemos lembrar que os outros são mais importantes do que nós mesmos.
    A escritura nos diz para mudarmos nosso pensamento.
    Assim como tempo que cuidar e disciplinar nossos corpos para o exercício físico e uma alimentação saudável, temos que disciplinar nossas almas para o estudo da palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...