quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Gratidão

 O que a Bíblia diz sobre Gratidão?

A palavra "gratidão" vem da palavra latina gratitudinem, que significa "agradecimento".

Parece a época perfeita para aprimorar nossas habilidades de gratidão.

Praticar a gratidão tem muitos benefícios, independemente se voce é um seguidor de Cristo ou não.

O que a Bíblia diz sobre a gratidão?

Deus nos fez à Sua semelhança e imagem com um propósito. Ele quer que revelemos Seus atributos àqueles ao nosso redor.

Que atributos de Jesus vêm à mente enquanto voce trabalha para se tornar mais semelhante a Cristo?

Eu penso em oração, estudo da Bíblia e servir, mas e a gratidão?

Jesus agradece a seu Pai por sempre ouvi-lo. Ele estava grato que seu Pai lhe deu a oportunidade de fazer com que todos soubessem que estavam em união completa. Jesus agradece a seu Pai por sempre ouvi-lo. Ele estava grato que seu Pai lhe deu a oportunidade de fazer com que todos soubessem que estavam em união completa. O forte espírito de gratidão pode ter um grande impacto, então vamos examinar os versículos bíblicos que falam sobre como cultivar um coração agradecido.

Versos da Bíblia sobre Gratidão

"Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamenos a Rocha da nossa salvação. Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor. pois o Senhor é o grande Rei acima de todos os deuses". Salmo 95:1-3

Este Salmo foi um chamado para os israelitas adorarem a Deus. Nosso Deus nunca muda e ainda somos chamados a adorá-lo hoje com ações de graças. Ele é o único Rei sobre os céus e a terra!.

"Deixe que suas raízes cresçam nele e que suas vidas sejam construídas sobre ele. Então sua fé se fortalecerá na verdade que lhe foi ensinada e voce transbordará de gratidão". Colossenses 2:7

Essas raízes profundas em Jesus nos dá força vital e uma fé que deve nos fazer transbordar de gratidão.

"Seja sempre alegre. Nunca pare de orar. Seja grato em todas as circucnstâncias, pois esta é a vontade de Deus para voce que pertence a Cristo Jesus" 1 Tessalonicenses 5:16-18

Paulo está nos dando esse trio vencedor para nosso crescimento pessoas como seguidores de Jesus. A parte da gratidão "em todas as circunstâncias" pode ser difícil. Ele nos lembra de dar graças em todas as circunstâncias pela presença contínua de Jesus conosco, pelo que Ele fez por nós e pelo bem que Ele trará em nossas dificuldades.

Exemplos de gratidão na Bíblia

Primeiro vamos examinar alguns exemplos de gratidão na Bíblia e, em seguida, fazer as aplicações em nossas próprias vidas.

Jesus alimenta 5000 - Jesus passou 3 dias ensinando e curando uma grande multidão. Ele queria alimentá-los antes de enviá-los para casa e usou um milagre para multiplicar cinco pães e dois peixes para alimentar a todos.

"Pegando os cinco pães e os dois peixes e olhando para o céu deu graças e partiu os pães" Mateus 14:19

Jesus deu graças a Deus por sua provisão de multiplicar o alimento para servir a toda a multidão (com as sobras!) Ele ergueu os pães ao céu e falou seus agradecimentos para que o povo pudesse observar os poucos pães e reconhecer o milagre da multiplicação e quem estava realizando o milagre.

Jesus ressuscita Lázaro

"Então tiraram a pedra. Jesus ergueu os olhos e disse: Pai, obrigado por me ouvir. Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste"

Canção de Gratidão e Louvor de Maria

Lucas 1:46-55 - Leia esses versos na íntegra. É um lindo cântico de louvor de Maria. Ela acabara de ouvir a notícia de sua gravidez milagrosa e correu para visitar sua parente, Isabel. Maria entendeu o que significava para sua reputação ser uma virgem grávida.

Ela via suas circunstâncias não como um fardo assustador, mas como uma bênção; recebido com gratidão.

Um leproso agradecido.

Jesus curou dez leprosos em seu caminho para Jerusalém. Eles clamaram a ele por cura, e Jesus atendeu: enviando-aos sacerdotes . Elos curou enquanto obedeciam aos seu comando. Dos dez, apenas um retorna para agradecer a Jesus. "Ele se jogou aos pés de Jesus e agradeceu - e ele era um samaritano"! Lucas 17:16

Jesus nota que dos dez homens que curou, apenas um voltou para dar graças por sua cura. Ele percebeu a gratidão de um homem. Todos os dez leprosos experimentaram a cura física, mas este homem também recebeu um benção espiritual de Jesus por sua gratidão.

Ana dá graças = A história de anos de infertilidade de Ana, suas orações fervorosas, confiança em Deus e o nascimento subsequente de seu filho, Samuel, está no livro de 1 Samuel. Por mais inacreditável que seja para o meu coração, ela mantém sua prmessa a Deus. Ela devolveu seu amado e tão esperado filho, samuel, ao Senhor para Seu serviço.

O que Ana faz a seguir? Ela louva e dá graças a Deus! Ela oferece uma bela oração de aumento e gratidão. Ela nos mostra que a verdadeira gratidão sempre dá o crédito onde é devido - com Deus.

Gratidão a Deus - Ação de graças e gratidão são os principais temas em toda a Bíblia, desde o Antigo testamento até o livro de Apocalipse. Ox exemplos acima são apenas a ponta do iceberg, mas eles nos dão atributos de gratidão em que pensar ao aplicá-los em nossas próprias vidas.

Aplicando Gratidão em Nossas Vidas

. Ação de graças e gratidão são uma parte importante da adoração. Honra e glorifica a Deus quando mostramos a Ele a gratidão que Ele merece.

Como a gratidão desempenha um papel em sua adoração pessoal?

. Jesus agradeceu a Deus pelo milagre de fornecer comida para seus seguidores famintos.

Voce consegue se lembrar de uma ocasião em que Deus milagrosamente providenciou para voce ou respondeu a uma oração? Qual foi sua resposta?

Enquanto Jesus orava diante do túmulo de Lázaro, Ele sabe que Deus o ouviu. Ele agradece a Deus por sempre ouví-lo.

Quantas vezes agradecemos porque Deus está sempre ouvindo nossas orações? Expressamos nossa gratidão pelo dom do Espírito Santo que ora por nós quando não temos as palavras?

. Maria não se encolheu de medo em sua casa por 9 meses quando ouviu a notícia de sua gravidez. Ela aceitou sua gravidez como uma benção e se sentiu grata por deus a ter escolhido para realizar Seus planos.

Deus já lhe deu uma benção difícil? É difícil para voce expressar sua gratidão em circunstâncias difíceis:

. Dos dez leprosos curados, apenas um retorna para agradecer.

Acho que nunca pensei sobre o fato de que Deus percebe quando expressamos nossa gratidão a Ele. Ele sabe que sou grata, certo? Certamente me incomodou um pouco saber que nhá momentos em que sou como os nove leprosos que não voltaram para agradecer a Jesus.

Percebi que há uma diferença entre sentir-se grato e expressar nossa gratidão ao Doador.

. Ana ora durante anos por uma criança. O desejo de seu coração por um filho foi uma oração não atendida por muito tempo, mas ela nunca parouy de orar. Quando Deus respondeu a sua oração, ela manteve sua promessa de devolvê-lo a Deus.

Voce poderia ser tão obediente e grata quanto Ana?

Quando Deus concede o desejo do nosso coração, é natural querer apegar-se firmemente à benção. Ana nos mostra que a verdadeira gratidão sempre dá glória a Deus por nossas bençãos. Ela também nos mostra que devemos usar Suas bençãos como Ele achar adequado, não como desejamos.sar Suas bênçãos como Ele achar adequado, não como desejamos.

Prática de Gratidão

Gratidão em todas as coisas é a vontade de Deus para nós e é baseada na confiança em seu amor infalível. Não devemos basear nossa prática de gratidão nas circunstâncias de nossas vidas. Eles podem mudar em um piscar de olhos.

A gratidão pode nos transformar se fizermos dela um estilo de vida. Ler esses exemplos me convenceu de como posso melhorar. Uma vida cheia de gratidão coloca as circunstâncias de nossa vida em um novo contexto - gratos pelo que temos, por Ele ser suficiente para nós, e focalizando as bençãos que recebemos.

Alguns desses exemplos falou com voce pessoalmente?

Voce tem uma prática de gratidão que funciona para voce? Isso faz alguma diferença na sua vida? Comente. Compartilhe!

Seja grata (o) em qualquer circunstâncias!

Gratidão sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...