segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Escolhendo Alegria

 Enquanto preparo o Estudo Bíblico em Filipenses..em paralelo gosto de escrever mensagens encorajadoras sobre o tema, e em Filipenses o tema é Alegria... 

Então quero compartilhar algumas verdades que irão ajudá-lo (la)!

"Eu percebi uma diferença em voce nos últimos meses".

Como cristã, acho que este é um dos melhores elogios que já recebi.

Enquanto crescemos na fé, nossa maturidade é exemplificada pelos frutos que produzimos.

Ao longo dos anos, sempre lutamos com algo, seja ansiedade, medo, ou algum outro tipo de transtorno, qualquer tido de mudança nos paralisa - seja do mais simples ao mais complicado (até mesmo arrumar o quarto ou mudar de casa) para alguns isso é um problemão.

Então, quando somos elogiados (as), ficamos até surpresas ao ouvir essas palavras!.

Na verdade é um lembrete de como Deus nos faz crescer ao longo dos anos, enquanto caminhamos e nos esforçamos para seguir e obedecer a Jesus.

Minha resolução de escolha, é escolher diariamente a alegria.

O que é escolher Alegria?

"Alegrem-se sempre! Ore constantemente. Dê graças em tudo, pois está é a vontande de Deus para voce em Cristo Jesus". 1 Tessalonicenses 5:16-18

A alegria não é opcional, é uma parte essencial do ser cristão.

Deus nos criou para nos alegrarmos. Ele até comanda! Deus também nos diz qual deve ser o tema de nossa alegria: a bondade de Deus  que providenciou a salvação para nossas almas e nos dá esperança.

Veja, alegria não é ausência de tristeza. Na verdade, 1 Tessalonicenses 5:16 nos diz para sermos sempre alegres.

A alegria não é um sentimento que depende de nossas circunstâncias. É uma resposta à bondade de Deus e à nossa salvação eterna.

Escolher alegria não tem nada a ver com como nos sentimos, mas tem tudo a ver com como obedecemos.

Escolhendo alegria mesmo quando voce não está com vontade.

Lembro-me em um período da minha adolescência, buscava ativamente em alcançar objetivos maiores para minha vida acadêmica, o que acabou resultando em ansiedade e medo... reconheci que minhas tendências estava focada nas minhas circunstâncias e me levava à ansiedade. Infelizmente, o estresse e a ansiedade fazem parte da experiência humana - porque vivemos em um mundo que está destruído pelo pecado.

Eu sei que "livrar-se da ansiedade" nem sempre é uma meta realista.

Embora possamos não ser capazes de "nos livrar" completamente da ansiedade, podemos aprender a combatê-la escolhendo a alegria, mesmo quando não temos vontade.

Não sei sobre voce, mas quando estou ansiosa, minha primeira resposta é "Deus, não estou nem um pouco alegre. Eu me sinto sem esperança. Eu quero sentir pena de mim mesma".

E esse tipo de raciocínio falho perpétua sentimentos e pensamentos em nossa mente.

O que voce faz quando simplesmente não tem vontade de escolher a alegria?

À medida que amadurecemos em nossa fé, percebemos que a vida não é tudo sobre o que queremos ou como sentimos.

Nosso propósito é nos submeter ao senhorio de Cristo e convidá-lo a moldar a maneira como vivemos nosso dia-a-dia.

Mesmo quando não é fácil

Principalmente quando não é fácil.

Então o que fazemos quando pensamentos aniosos atormentam nossas mentes.

Começamos levando esses pensamentos cativos e fazendo-os obedecer a Cristo (2 Cor´pintios 10:5)

Fazemos isso reconhecendo como nos sentimos e, em szeguida, entregando-o a Deus.

Devolvemos isso a Ele e permitimos que Ele esteja no controle, o que tira um enorme fardo de nossos ombros!.

A estratégia mais eficaz para reprimir pensamentos ansiosos é concentrar toda a nossa atenção na bondade de Deus e em Seu presente de salvação.

A escolha da alegria é habilitada por Deus.

Como humanos, se dependêssemos de  nossos sentimentos, seríamos enganados  com mais frequência do que gostaríamos de admitir (Gênesis 6:5)

Mas a boa notícia é que Deus criou um meio para voltarmos a Ele e vivermos em vitória.

Jesus tomou a ira de Deus sobre Si e pagou o preço do nosso pecado. Por causa de Cristo, a ira de Deus não está mais sobre nós.

Se Deus criou uma maneira de nos reconcliarmos consigo mesmo por meio do sofrimento e da morte na cruz, voce não acha que Ele também abrirá uma maneira de voce ser alegre?

Então, quero compartilhar três verdade que irão ajudá-lo a escolher a alegria hoje e todos os dias.

Três coisas importantes para lembrar ao trabalhar para mudar seu foco e escolher a alegria.

1. Confie em Jesus para lhe dar a Sua alegria.

Comparando-se a uma videira e os discípulos aos ramos, Jesus nos lembrou que devemos permanecer nEle para nutrição, força e sobrevivência.

"Quem permanece em mim e eu nEle dá muito fruto, porque nada podeis fazer sem mim... Meu Pai é glorificado por isto: que produz muito fruto e provais ser meus discípulos" - João 15:5-8

Sem os nutrientes da videira, um galho simplesmente não pode dar frutos.

Um desses frutos, como seguidor de Jesus, é a ALEGRIA.

Permaneça Nele e Ele será capaz de enchê-lo com Sua alegria.

A alegria não é um sentimento que depende de nossas circunstâncias. É uma resposta à bondade de Deus e à nossa salvação eterna.

2. Receber a alegria celestial não é uma experiência única.

Deus não nos ordena que sejamos alegres e depois nos deixa descobrir isso por conta própria.

Ele adora dar boas dádivas aos Seus filhos: "Pois todo aquele que pede, recebe e quem busca, encontra" Lucas 11:10

Deus continuamente nos enche de alegria por meio do Espírito Santo.

Efésios 5:18-20 diz: "encher-se do Espírito... cantando e entoando melodias ao Senhor com o coração, dando graças sempre por tudo..."

Ele permitiu que nos enchêssemos de alegria e é fiel em nos encher!

Para preencher sua mente com a Palavra de Deus, leia passagens como Colossenses 3:15-17 ; Tiago 1:2-4 e Jó 1:21 e 27:3-4.

3. Uma vida cheia de alegria requer participação diligente e fiel.

Ore por autocontrole para levar cativos os pensamentos de ansiedade, decepção, mágoa, descontentamento e provações e entregá-los a Deus.

Escreva o que voce é grato (a). Tenha sempre em mãos (na bolsa) um bloco de notas ou até mesmo no celular - para que voce possa anotar pequenas coisas ao longo do dia que lhe trazem alegria.

E quando estiver lutando para encontrar alegria em qualquer coisa, leia-os!

Quando voce reconhecer sua resposta saudável em uma situação que o teria desencadeado no (um) passado, agradeça a Deus por Seu trabalho em voce.

Observe o seu crescimento e louve a Deus por Sua graça.

Reflexões:

Uma daas palavras gregas para alegria no Novo Testamento é "chara", e pode ser definida como prazer calmo.

Eu creio que foi isso que uma irmã notou em mim (quando fez elogios) um deleite calmo em resposta às tentações e provações e que estamos em constante mudança.

Embora o mundo possa mudar ao nosso redor e nada neste mundo temporal seja prometido, nosso Deus nunca está mudando. E podemos encontrar alegria nisso.

"Tudo o que é bom e perfeito é um presente que desceu para nós de Deus nosso Pai, que criou todas as luzes nos céus. Ele  nunca muda ou projeta uma sombra inconstante" Tiago 1:17

Alegria, Alegria!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...