sábado, 7 de novembro de 2020

Esperança para esta vida

 Thomas Obadias Chisholm (1866-1960) não era um homem com educação formal. Mas foi um compositor americano que escreveu vários hinos cristãos proeminentes. E em 1941 ele escreveu em uma carta:

 "Minha renda não foi grande em nenhum momento devido a problemas de saúde nos primeiros anos, que me acompanhou até agora. Embora eu não deva deixar de registrar aqui a fidelidade infalível de um Deus que guarda o convênio e que Ele me deu muitas demonstrações maravilhosas de Seu cuidado, pelas quais estou repleto de uma gratidão surpreendente!.

Voce não ficaria surpresa ao saber que um homem que escreve tal carta é também o autor do poema que se tornou-se o hino "Grande é a tua fidelidade".

Com uma longa história de problemas de saúde e problemas financeiros, Chisholm escreveu esta letra:

Força para hoje e esperança brilhante para amanhã, bençãos todas minhas com dez mil além.

Ref: Kenneth W. Osbeck, Amazing Grace: Illustrated Stories of Favorite Hymns (Kregel Publications: 1999), pág. 14-15

Chisholm teria sido o primeiro a admitir que a garantia de uma gloriosa realidade futura não alivia automaticamente a dor contínua nesta vida.

Em um casamento moribundo, a glória do céu não amortece a tristeza.

Para os pais sentados na sala de espera da Oncologia Pediátrica, esse futuro brilhante mal é visível.

Para o cristão atingido por uma série de pequenos desastres, a eternidade com Jesus está muito longe, e o caminho a seguir está repleto de mais problemas.

Jesus também estava familiarizado com a tristeza de longo prazo.

O profeta Isaías escreveu sobre Jesus: “Ele era um homem de dores, que conhece o sofrimento”. No auge de sua obediência no Jardim do Getsêmani, Jesus mergulhou em agonia, e seu Pai enviou um anjo para fortalecê-lo.

“Neste mundo você terá problemas”, disse Jesus. As histórias de pessoas que viram Jesus e as histórias de nossas próprias vidas são uma prova disso.

Simeão - um homem justo e devoto esperou décadas para ver Jesus. Simeão ouviu uma promessa. “Vocês verão o Cristo do Senhor” (Lucas 2:26).

Maria e Marta suportaram o declínio agonizante de seu irmão, Lázaro. Marta recebeu uma instrução do próximo passo. "Creia e voce verá a glória de Deus" João 11:40.

Quando Maria, a mãe de Jesus, testemunhou o assassinato de seu filho irrepreensível, sua alma foi perfurada. Maria, foi lembrada de seu Deus Todo-Poderoso e de sua provisão. "... Aqui está um filho que cuidará de voce depois que eu partir" João 19:26-27.

O povo escolhido de Deus não é poupado das ondas de incerteza e problemas.

Mas em nosso desespero e angústia, Deus suprirá tudo de que precisamos para nos apegar a ele. Nós o observamos repetidamente ao longo dos evangelhos.

Deus reavivou sua esperança de maneiras que eles nunca poderiam ter imaginado. Cada palavra de advertência, confirmação e instrução foi um meio de solidificar a esperança do futuro prometido.

Ele fará o mesmo por nós. Nossa esperança é uma expectativa confiante - "uma âncora para a alma, firme e segura" (Hebreus 6:19).

Para aqueles que colocaram sua esperança em Cristo, o desânimo e a confusão não são indicadores de que a amarração se soltou. Independentemente de como nos sentimos ou de quão bem entendemos nossas circunstâncias, estamos presos a uma esperança fixa.

Cristo Jesus é nossa esperança notável. Ao lermos sobre sua fidelidade anterior às pessoas que ele encontrou cara a cara e a outros crentes como Thomas Chisholm, nossa fé se fortalece e nossa segurança aumenta. Podemos saber com segurança que ele pode nos chocar e surpreender, mas no final das contas ele não nos decepciona. Nas circunstâncias de hoje e no grande escopo da eternidade, a fidelidade de Deus é realmente grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...