sábado, 19 de dezembro de 2020

A espera do Natal...

 enquanto isso...

Em uma manhã gelada, recém-saído de minha leitura do Advento de Isaías e de uma caneca de chá quente, comecei ouvir canções de Natal.

O Natal realmente é “a época mais maravilhosa do ano” para os seguidores de Cristo, mas há muitas coisas não ditas na música de Natal comum. Ler Isaías este ano está aprofundando meu desejo por música saturada de verdade para acompanhar a revelação do plano de resgate de Deus pelo profeta, primeiro por meio da vinda de um Rei Divino em Isaías 1-39 e depois por meio de um Servo vindouro em Isaías 40-55.

Os quatro cânticos do servo de Isaías apontam para Jesus com uma clareza surpreendente - mas apenas porque estou lendo com o benefício da verdade revelada no Novo Testamento. Um por um, eles desembrulham o personagem e a atribuição do Messias. 

Deixe a música da graça e a provisão de Deus tomarem conta de seu coração enquanto ensaiamos as quatro canções do Servo sofredor de Isaías.

As quatro canções do servo de Isaías

  1. Inabalável e Imparável (Isaías 42: 1-9)
    O Servo prometido trará justiça, conforto e encorajamento. O melhor de tudo é que ele não deixará de cumprir seus propósitos, pois sabe de antemão o resultado de todas as suas decisões e ações.
  2. Para todas as nações (Isaías 49: 1-13)
    O Servo será formado no útero e sua missão é a restauração de Israel e o cumprimento das promessas da aliança de Deus a seu povo, não apenas a uma nação, mas a todas as nações.
  3. Sofrimento e glória (Isaías 50: 4-11)
    Aqui, o Servo deixa claro que cumprirá seus propósitos e Deus será glorificado, mas isso acontecerá por meio do sofrimento. Ele está absolutamente certo da ajuda de Deus e determinado a cumprir a vontade divina, aconteça o que acontecer.
  4. Humilhação e exaltação (Isaías 52: 13-53: 12)
    A canção final ressalta a autoria divina da Bíblia, pois não há outra maneira que uma descrição de setecentos anos pudesse conter detalhes tão minuciosos, como Deus revela a Isaías os fatos brutais da humilhação e exaltação de Cristo. Isaías 53 insiste que a alegria do Natal está intimamente ligada ao sofrimento da Sexta-feira Santa e à ressurreição da Páscoa.

Obediência requer uma fé “dura”

Há muito tempo, aprendi que um dos versos favoritos de Elisabeth Elliot veio da terceira canção do servo:

O Senhor Deus me ajuda; portanto, não fui desonrado; portanto, coloquei meu rosto como uma pedra, e sei que não serei envergonhado". Isaías 50:7

Pedra é dura e resistente, e é uma pedra que, historicamente, tem sido usada para fazer ferramentas e iniciar fogueiras. Jesus praticou uma obediência “implacável” a tudo o que nossa redenção exigia porque ele tinha uma fé “dura” e um compromisso com o plano soberano de Deus.

Há dez mil pontos de aplicação na leitura de Isaías desta semana, mas este é o meu: quero cantar o cântico de obediência do Servo.

As designações de Deus nem sempre vêm como todos os detalhes que eu gostaria de ter. No entanto, sua ajuda está disponpivel para cumprir seus propósitos em minha vida. É meru privilégio obedecer e seguir.

Ou ... Elisabeth Elliot disse isso muito melhor:

Deus é Deus. Por ser Deus, Ele é digno de minha confiança e obediência. Não encontrei descanso em nenhum lugar, a nao ser em sua santa vontade que está indescritivelmente além de minhas maiores noções do que Ele está fazendo". EE

Que designação de Deus está exigindo sua obediência “dura” hoje? 

Peguemos a graça que é oferecida para este momento e nos voltemos para a obediência, confiando na sua ajuda que não pode falhar.

Porque "ele vem para fazer suas bênçãos fluírem até onde a maldição for encontrada",
Feliz Natal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...