domingo, 27 de dezembro de 2020

Design de Deus

 O design criativo de Deus explode com variedade. - Parte I

Na raça humana, Ele criou uma grande variedade de aparências, personalidades e habilidades, dando uma combinação única para cada uma das quase oito bilhões de pessoas que andam por aí. 

Ele criou o acrobata, a pessoa que pode tropeçar no ar, o vencedor do concurso de beleza e o menino pré-adolescente autoconsciente com um caso grave de acne. Ele entende o saudador da igreja que está saindo e o contador silencioso. 

Ele criou tanto os oradores que sempre sabem a coisa certa a dizer quanto pessoas como eu, que conseguem dar uma resposta socialmente inadequada a uma pergunta direta. Deus não cometeu nenhum erro quando Ele fez você ou quando Ele me fez. Conforme declara o salmista, cada um de nós foi "feito de maneira terrível e maravilhosa " ( Salmo 139:14a).

A maravilha da criação de Deus

Uma parte da maravilha da criação de pessoas à Sua imagem por Deus é o quão diferentes somos uns dos outros, embora ainda tenhamos o mesmo valor e nossa capacidade de impactar o mundo para Sua glória.

Tive e ouvi muitas conversas sobre diferenças de personalidade. Eu não me classificaria como um introvertido extremo (gosto de uma festa ocasional e posso falar o que penso quando estou confortável com as pessoas ao meu redor). Se   fosse extremamente extrovertido e   fosse extremamente introvertido, eu me colocaria em algum lugar em torno de um  TO que isso significa? Significa que só posso aproveitar o tempo das pessoas se tiver tempo suficiente para compensar. Significa que prefiro sair de dia mais do que a noite,  e sempre em companhia de uma pessoas em vez de muitas... nem sempre ofereço para liderar nada... nem Sempre.

A menos que você seja extremamente extrovertido, acho que pode entender esses sentimentos em algum nível. Não há nada inerentemente errado nesses sentimentos e inclinações naturais. Deus me fez com essas preferências. O problema surge quando uso minha personalidade natural para criar uma almofada de zona de conforto que me isenta de servir a Deus da maneira que Ele deseja.
O que eu percebi (gradualmente) - que eu já me comparei (natutralmente), querem fazer com o que eu sinto Deus me chamando para fazer, é que enquanto o Seu design criativo, exala originalidade e variedade, o seu desígnio redentor é imutavelmente singular.

  • Existe apenas um Evangelho.
  • Apenas uma verdade.
  • Apenas um caminho para Deus.

E Ele chamou cada um de Seu povo, independentemente de sua personalidade, para compartilhar esse caminho com os outros.

Como uma das criações únicas de Deus, estou mais no lado introvertido do espectro da personalidade. Não há nada de errado com isso, mas, ultimamente, Deus tem me desafiado sobre usar isso como desculpa.
- Uma aversão natural ao conflito não me descukpa de repreender um irmão ou irmã em Cristo.
- A preferência por guardar para mim mesmo não me exclui de servir em minha igreja.
- O desconforto com a comunicação verbal não remove minha responsabilidade de compaetilhar o Evangelho com os descrentes ao meu redor.
O Evangelho vem com uma chave de Casa = No início deste ano, li o livro de Rosaria Butterfield, O Evangelho vem com uma chave de casa. Eu li este livro com ávido interesse enquanto ela contava história após história de como Deus usou ela e sua família para alcançar sua comunidade abrindo sua casa e basicamente compartilhando suas vidas com seus irmãos e irmãs em Cristo, bem como com seus vizinhos descrentes . Eu engoli suas palavras, mas no fundo da minha mente eu dizia a mim mesmo, " isso não funcionaria para mim ." Fiquei surpreso com o que Deus fez por meio do sacrifício dela, mas sabia que nunca poderia fazer o que ela fez. Minha casa é meu santuário. Meu lugar para escapar quando eu ficar mentalmente exausto de estar perto de pessoas. 
Então, perto do final do livro, cheguei a esta frase: “ Eu sou um introvertido clássico. 
Espere o que? Eu literalmente parei de ler e olhei para a página. Esta mulher, cuja hospitalidade radical por amor ao Evangelho a fez abrir sua própria casa para os necessitados era uma introvertida? Continuei lendo:
“Nós, introvertidos, perdemos grandes bênçãos quando nos desculpamos por não praticar a hospitalidade porque isso nos cansa. Costumo achar as pessoas exaustivas. Mas, com o passar dos anos, aprendi a me controlar, a me preparar para o tempo privado necessário para recarregar as baterias e a sentir desconforto. Conhecer sua personalidade e sensibilidade não o isenta do ministério. Isso significa que você precisa se preparar para isso de forma diferente do que outros fariam.
A descrição de Butterfield de sua própria personalidade coincide completamente com a minha, mas nunca havia considerado que minhas lutas não me excluíam de certos ministérios. Nunca tinha visto um ministério ativo centrado nas pessoas como algo que eu pudesse fazer (ou pelo menos fazer bem) porque nunca pensei nisso como algo que todos nós, introvertidos, somos chamados a fazer - apenas de forma diferente. Algumas pessoas podem pular da cama e correr para um dia cheio de pessoas, atividades e serviço. Eu estaria exausto e com saudades de minha cama e um livro na segunda hora. Mas em vez de dizer a Deus que não posso fazer isso, eu poderia pedir a Ele sabedoria sobre como me preparar para algo fora da minha zona de conforto.
 
Em seu livro, Butterfield detalhou como ela se preparou para ministrar às pessoas necessitadas, aprendendo a acordar cedo e ter um tempo tranquilo sozinha pela manhã para que se sentisse relaxada e estocada em seu " tempo para mim " o suficiente para enfrentar um dia cheio com servir as pessoas. Esta é uma atitude muito diferente da que tive em relação ao ministério no passado.

Todos somos chamados a compartilhar o Evangelho

Todos somos chamados para servir ativamente a Deus e compartilhar ativamente o Evangelho.  Não temos que decidir se somos ou não capazes dessas coisas. Deus já nos tornou capazes. Nós apenas temos que aprender estratégias para nos preparar para o ministério e oportunidades do Evangelho que Ele nos envia.
- Se Deus o está guiando para servir em um ministério noturno e as noites geralmente são seu tempo para recarregar as baterias longe das pessoas - mude sua programação de sono e aprenda a ficar sozinha (o) pela manhça.
- Se sua casa é o santuário e voce não está disposto a usá-lo para o serviçlo do Evangelho de Deus - confesse seu pecado de idolatria e comece a receber pessoas em sua casa. Comece pequeno (talvez uma vez poor mês) e vá aumentando.
- Se voce não consegue descobrir como responder às perguntas do seu vizinho não salvo sobre Deus verbalmente porque voce se expressa melhor por escrito (como eu) - reserve um tempo para escrever a verdade. Deixe seu vizinho ler, ou melhor ainda, leia para ele. Deixe-o saber  que voce ama seu Deus e Seu Evangelho tanto que não vai permitir que qualquer limitação de personalidade atrapalhe o caminho de compartilhar sua fé.
- Se voce é extrovertido e não consegue diminuir o ritmo e ficar longe das pessoas o suficiente para entrar na Palavra de Deus e ficar a sós com Ele, abandone uma atividade que está entre voce e seu tempo com Deus. (Veja, existem pontos fracos em ambos os lados do espectro da personalidade).
O que todos esses cenários têm em comum?
Todos eles envolvem algo que devemos mudar. Deus está ali nos alertando. O Espírito Santo está dentro de nós nos convencendo.
Mas devemos escolher obedecer, e muitas vezes obediência significa mudança:
- uma mudança na nossa programação;
- uma mudança na nossa zona de conforto;
- uma mudança em nossas vidas diárias.
Deus não nos pede para mudar nossa personalidade. Todos nós temos nossos pontos fortes e fracos. Mas E$le é nossa força em qualquer fraqueza que tenhamos.
“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, portanto, preferirei me gloriar em minhas enfermidades, para que o poder de Cristo repouse sobre mim. Portanto, sinto prazer nas enfermidades, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo: porque quando estou fraco, então sou forte ”. 2 Coríntios 12: 9-10
Quando Deus nos chama para fazer algo fora de nossa força natural, Sua força se aperfeiçoa em nossa fraqueza. É quando nosso orgulho é arrancado e não podemos nos orgulhar porque sabemos que Ele é quem está fazendo a obra por nosso intermédio.
Portanto, não veja suas limitações naturais como desculpa para impedi-lo de servir a Deus e compartilhar o Evangelho. Veja-os como oportunidades de aprender a confiar totalmente na força de Deus. Veja-os como uma forma de exibir Seu poder em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...