segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Correndo atrás de Jesus

 ... Neste Natal

Imediatamente o anjo foi acompanhado por um enorme coro angelical cantando louvores a Deus: Glória a Deus nas alturas celestiais, Paz a todos os homens e mulheres na terra que o agradarem.

Quando o coro de anjos se retirou para o céu, os pastores conversaram sobre isso: “Vamos para Belém o mais rápido que pudermos e ver por nós mesmos o que Deus nos revelou”. Eles saíram correndo e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura. Ver para crer. Eles contaram a todos que encontraram o que os anjos disseram sobre a criança. Todos os que ouviram os pastores ficaram impressionados. Lucas 2: 13-18 

Corrida. Os pastores saíram correndo. Eu gostaria de pensar que estaria bem atrás deles e com tanta pressa de ver o que os anjos cantavam.

Você pode imaginar estar lá no dia em que Deus desceu, no dia em que Deus nasceu homem? 

Você pode imaginar como o mundo mudou naquele exato momento e apenas alguns poucos realmente entenderam a imensidão deste evento?

Eu li esta versão em Lucas várias vezes em alguns anos. Sempre tive a época do Natal perto do meu coração, mas o significado do Advento me atingiu em um determinado momento. Um tempo de preparação para a vinda de nosso Senhor estava próximo e precisávamos estar atentos. Corrida. É a corrida para terminar em justiça e o troféu pertence ao Senhor.

O que isso significa para mim e minha família? 

Pensei em nossas tradições ao longo dos anos. Minha avó passava horas assando biscoitos à disposição do carteiro e dos padres de sua igreja. Ela cantarolava canções pela casa, enquanto eu e meus primos procuravam pelos presentes escondidos que ela mesma prepara (uma colcha para as meninas e meias de lã para os meninos). Mal podiamos esperar por sua famosa refeição de véspera de Natal. Memórias calorosas e felicidade encontram meu coração ao relembrar minha infância/adolescência em preparação do Natal na casa dos meus avós maternos.

Como adultos, nossas tradições mudaram, já casados tinhamos que dividir o tempo para cada família, então que restava era tirar fotos em frente das árvores, comida, presentes, jogos e então a cada ano começava tudo de novo. Ao longo dos tempos as tradições voaram pela janela, cada qual com seus afazeres, seus compromissos, muitos morando em outros países e seguimos o rastro das fotos e guloseimas postados em redes sociais e ano que vem sempre tem mais...

Hoje valorizamos a harmonia familiar, a conversa em volta da mesa, o significado do verdadeiro valor do Natal, mesmo em meio a agitação. Até hoje, conservamos este espírito de união familiar na noite de Natal e as conversas sobre a mesa, as risadas das fotos e os presentes na árvore montada.

Certa vez, quando ganhei uma nova Bíblia no Natal, então comecei a temer os anos que estavam por vir. Pensei que um  novo livro de couro amarrado iria aplacar minhas frustrações com ideias do que uma temporada de férias causaria... confesso que embora eu colocasse um pouco de esperança na leitura das Escrituras, quando abri o livro de Gênesis estava cética. Então eu encontrei algo na minha Bíblia. Encontrei a versão The Message de um lado com uma versão mais tradicional do outro., estava cético quando abri em Gênesis Um.  De repente, o estudo tornou-se interessante e o Espírito providenciou a convicção da verdade. Então, comecei a desejar entender mais sobre as Escrituras e sobre o nascimento de nosso Senhor realmente significava. Foi quando comecei a buscar saber o que realmente significava o Advento.

As tradições começaram a mudar e as prioridades foram feitas, sempre mantendo a mente de passar o tempo com seus entes queridos. Começo lendo as Escrituras a cada dia do Advento e celebro montando a árvore, decorando a casa, pendurando um enfeite especial e planejando dias de diversão par celebrar a estação da luz.

Mergulhamos na profecia e lemos como ela foi cumprida por Jesus. Servimos aos outros porque o Senhor deseja que compartilhemos como seu amor veio. Preparamos guloseimas para vizinhos que talvez não tenham entes queridos, para que pos
samos depositar esperança neles. 
Cantamos canções de adoração ao longo do dia e deitamos sob a árvore à noite, refletindo sobre como a luz do mundo pendurada em um galho para que pudéssemos ser livres. Nós nos preparamos, celebramos e vivemos como o Natal o ano todo.

Portanto, voltamos à palavra corrida. Estamos animados pelo dia em que poderemos estar entre nossos irmãos e irmãs, correndo…. correndo aos pés de Jesus. Até então, esperaremos em nosso tempo de Advento. Pode não ser sempre luzes cintilantes, biscoitos decorados ou fa-la-las, mas estaremos olhando para os céus e fazendo o nosso melhor para fazer crescer o Seu reino aqui na terra.

Maria guardou todas essas coisas para si, mantendo-as queridas, bem no fundo de si mesma. Os pastores voltaram e se soltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham ouvido e visto. Aconteceu exatamente como eles haviam sido informados! Lucas 2: 19-20 

Feliz Natal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...