sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Advento é Mais que uma Manjedoura

 Chegamos ao fim dos 25 Dias conhecendo o significado do Advento e saber Por quê Jesus Veio?

Particularmente tenho um amor profundo por esta temporada e uma conexão mais forte com o tempo do Advento. É uma época sagrada pela qual planejo e oro todos os anos e cada ano aprendo um pouco mais.

Uso este momento para desconectar, dar um passo para trás, mergulhar, respirar o amor de Deus. Eu escolhi pegar a estação mais movimentada do ano e transformá-la na minha calmaria. Dá trabalho, mas vale a pena todos os anos.

A correria, a rotina para os oreparativos dessa temporada fazem parte do propósito do evento, mas não podemos transformá-lo somente em um espetáculo, que nos deixe exaurido, que nos roube a alegria e sim que nos faça lembrar de esperança.

Passei durante alguns anos em meio a rotina, até entender para que servia o tempo do Advento, percebi que tudo que tentei alcançar foi inútil e se tornaria mais ainda inútil e vazio se meu coração não estivesse onde deveria estar. Deixei Jesus deitado naquela manjedoura, nunca pensei muito sobre o que aconteceu depois daqueles dias. Nunca ponderei por que essas coisas importavam tanto, embora eu soubesse que Jesus é meu Salvador e estivesse vivendo uma vida ressuscitada, parecia simples vê-Lo apenas como o menino Jesus, uma criança no Natal.

Conhecer a Cristo pessoalmente transformou minha visão de um bebê minúsculo em um Rei poderoso.

Nos últimos cinco anos Deus pressionou meu coração para buscá-lo profundamente durante os 25 dias do Advento. Então fiz isso, quanto mais tempo eu estava na Palavra naquele ano, mais orava e mais começava a dizer não as coisas extras que não importavam muito. Comecei a me mover mais devagar, a falar mais devagar e tomei um ritmo que refletia o que estava acontecendo no fundo do meu coração.

Tive de vivenciar o Natal com objetivo de olhar além da manjedoura.

Amo o Natal agora de uma maneira que nunca amei quando mais nova, pois refleti  porque muitas coisas não caminharam adequadamente, pois deixei Jesus deitado na manjedoura por muitos anos. O Natal perde a esperança e a força assim que as luzes cintilantes se apagam e temos tempo para se "recuperar" das agitadas festividades da época.

O coração do Advento nunca deve nos deixar. Jesus não ficou na manjedoura, e nossos corações também não deveriam.

Estava claro desde o início, o Messias, o redentor prometido resgataria o povo de Deus de uma vez por todas. A história de Israel mostrou uma vida de cativeiro, turbulência e constante afastamento de Deus e depois volta novamente. Eles ansiavam pelo resgate final, um que os colocasse em uma posição correta, que lhes desse poder e os tornasse grandes. Eles ansiavam por algo que Deus não pretendia dar, e Deus fez isso de uma forma que não atendeu às suas expectativas. A espera era pelo resgate deles.

Para que tenhamos esperança além desta vida, precisamos ver que Jesus derramou esperança por nós agora. Embora as obras do Advento e o nascimento de Jesus indicassem que a esperança estava chegando, a magnitude do evangelho ainda não havia sido totalmente revelada. Mesmo aqueles que assistiram a "milagre após milagre" se desenrolar em tempo real não conseguiram entender tudo o que estava por vir.

A esperança de Jesus não é que Ele estava envolto em panos,

 mas que um dia Ele nos vestiria com Sua justiça.

As profecias falavam de um Rei vindouro, um governante maior do que o maior governante que os israelitas já conheceram. A promessa de um salvador de sua escravidão, cativeiro, sofrimento. Eles foram cegados pela visão terrrena de um rei. Um que era coroado com joías, envolto em mantos vibrantes e exibia um poder diferente de tudo que eles já tinham visto. No entanto, o menino Jesus não demonstrou nenhum poder de um rei que eles acreditavam que viria. Que verdadeiro rei nasce em um estábulo com animais sujos e recebe um comedouro cheio de palha como cama: Deus é quem O coroou, Ele é quem O marcou como Rei. "Por esta razão, Deus o exaltou e lhe deu o nome acima de todo nome, para que ao nome de Jesus todo joelho se dobrasse  no céu e na terra e debaixo da terra e toda língua confessasse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai" Filipenses 2:9-11.

A manjedoura foi o início de uma jornada; foi a primeira parada do que seria uma longa viagem até o destino final. A manjedoura em si não tinha nenhum poder, ela segurava apenas o menino Jesus. O bebê que ainda teria contado com o leite de sua mãe, o conforto de seus braços e o cuidado enquanto crescia. Seu objetivo final  sempre foi a cruz, sempre foi a sepultura e sempre foi a ressurreição. Isso é o que mostrou seu poder sobre a morte. A cruz é o que satisfez a ira de Deus pelo pecado. É o que salva e redime um mundo perdido. "Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da graça de Deus" - Efésios 1:7

A manjedoura não é o começo de Jesus - O Advento marcou a vinda de um Messias que sempre existiu. Jesus não era um plano secundário. Ele estava lá no princípio nas fundações do mundo com Deus (João 1:1-5). Seu plano era intencional e perfeito. Ele esteve lá no início quando Adão e Eva comeram do fruto, Deus olhou para Seu filho como o plano redentor esperando pelo tempo perfeito de Deus. "Veja, no momento certo, quando ainda éramos impotentes, Cristo morreu pelos ímpios" - Romanos 5:6. Jesus não respirou pela primeira vez aqui na Terra como uma criança, não, Ele sempre foi e sempre será. 

O Advento me mudou quando olhei mais para o poder da cruz do que para um bebê nos braços de sua mãe. Quando me lembro que Ele se tornou um homem que fazia milagres, curava corpos e ensinava as próprias palavras de Deus; vejo que posso diminuir meu ritmo e descansar na beleza da estação, em vez de ignorar sua verdade. Jesus não veio à terra para permanecer em uma manjedoura, mas para levar a cruz até a morte, e ressuscitou ressuscitado para nossa vitória e salvação. 

Quer melhor presente de Natal do que esse? Reflita sobre isso, no dia de hoje, um dia mais calmo para uma boa meditação.

Sou grata por sua vida, por voce que esteve comigo nesta temporada do Advento, orei todos esses dias para que cada coração esperançoso pudesse entender o significado Por quê Jesus Veio ?

Que cada dia dos proximos dias de um novo ano, possamos mergulhar na Palavra de Deus, para sermos fortalecidos e renovados em nossa jornada.

Nos próximos dias estarei compartilhando A Programação dos Estudos e Devocionais da Palavra de Deus para o ano de 2021.

A partir de 1 de Janeiro começa o Estudo/Devocional - "Um Ano com Jesus". 

Conto com voce e compartilhe a Palavra de Deus, sempre tem alguém necessitando conhecer mais de Jesus, para seu crescimento espiritual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...