terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Nomes Proféticos de Jesus

Esta é uma época especial do ano, onde podemos refletir, meditar e celebrar sobre a vinda de Cristo e Seu nascimento.
Quando estava preparando o Advento para Dezembro de 2020, algo me chamou a atenção e então fiz um desafio para mim mesma - redigir das Escrituras do Antigo Testamento nos livros de Isaías e Miquéias que juntamente com outros profetas, profetizaram de vinda de Cristo, que Jesus cumpriu ao pé da letra. Acho as profecias do A.T. sobre o nascimento de Cristo  tão fascinantes.
 Essas profecias provam a inspirada Palavra de Deus de maneiras que nenhum homem poderia ter planejado por conta própria. Sempre me entusiasma pensar que, se Deus planejou e cumpriu essas profecias com tanta precisão, quão mais precisa será Sua Segunda Vinda!

Neste desafio de redação das Escrituras, tenho examinado algumas das profecias que o Espírito Santo levou Isaías a compartilhar conosco.

"Portanto o próprio Senhor vos dará um sinal; eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e porá o seu nome Emanuel."
Isaías 7:14
O nascimento virginal é uma doutrina fundamental que não faz sentido para a mente humana. Mas foi necessário que Deus trouxesse milagrosamente Seu Filho à terra como um ser humano e ainda mantivesse Sua perfeição sem pecado. Sem um nascimento virginal, Jesus era apenas outro homem! Louvado seja Deus por esta profecia cumprida centenas de anos depois com o nascimento de Cristo! A profecia de Isaías que desejo enfocar hoje é encontrada em Isaías 9:6.
 

 

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre seus ombros; e seu nome será maravilhoso, conselheiro, deus poderoso, pai da eternidade, príncipe da paz." 
Esta criança que estava para nascer, Miquéias 5:2 nos diz, em Belém, seria o governante de Israel. Miquéias também aponta para a eternidade de Cristo nessa profecia. Isaías nos diz que Ele seria um governante. E então Isaías, sob inspiração, nos dá quatro nomes proféticos que descrevem Aquele que nos redimiria do pecado e da morte.
.
1. Ele é chamado de Maravilhoso Conselheiro
Este nome se refere às palavras com as quais Cristo ministraria para nós. Pense nessas palavras maravilhosas de conselho que Ele deu a Seus discípulos e a nós enquanto viveu nesta Terra.
"Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomem sobre vós o Meu jugo e aprendam de Mim; porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossas almas. Pois Meu jugo é suave e Meu fardo é leve". Mateus 11:28-30 (Eu amo esse verso).
"En Jesus, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus tudo é possível" Marcos 10:27
"Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e quando te converteres confirma teus irmãos". Lucas 22:32
"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu teria vos dito. Vou preparar-vos um lugar. 
Vai e prepara um lugar para ti, voltarei e te receberei para Mim mesmo; para que onde eu estou, vos também estejais". João 14:1-3
E isso é apenas arranhar a superfície do maravilhoso conselho que Ele nos deu em toda a Sua Palavra. Ele é realmente nosso Maravilhoso Conselheiro! 
Conselheiro Maravilhoso se refere às palavras com as quais Cristo ministra para nós.
2. Ele é chamado de Deus Poderoso
Eu o desafio a ler sua Bíblia e encontrar as OBRAS maravilhosas que este Deus Poderoso fez. O Antigo Testamento relata para nós as obras maravilhosas que Ele fez pelos filhos de Israel. O Novo Testamento, especialmente os Evangelhos, relata as obras que Cristo fez enquanto esteve aqui na terra como homem. As epístolas demonstram a maravilhosa obra salvadora e santificadora que Ele está realizando em pessoas de todas as idades. O Apocalipse, em particular, profetiza as obras que Ele fará no julgamento nos dias que virão. A obra desse Deus poderoso é literalmente um dos temas tecidos em toda a Bíblia. Amo a maneira como João descreve o Deus Poderoso e Suas obras durante Seu ministério terreno em João 21:25.
"E há também muitas outras coisas que Jesus fez, as quais, se fossem escritas cada uma, suponho que nem mesmo o próprio mundo poderoa conter os livros que deveriam ser escritos" João 21:25

A parte maravilhosa de Suas obras é que elas não pararam quando Jesus deixou a terra. Se você é um crente hoje, este Deus Poderoso executou Sua obra de salvação em você e Ele está continuando essa obra em você hoje e a completará quando você O encontrar face a face! (Filipenses 1:6). O Redentor da minha alma e da sua, se você é um filho de Deus, é realmente o DEUS PODEROSO !
3. Ele é chamado de Pai da Eternidade
Este nome se refere a Seus CAMINHOS. Ele sempre existiu e deseja estar intimamente relacionado a nós como um pai amoroso e terreno com seus filhos. Ele deseja nos proteger e prover para nós. Ele se descreve como nosso Pai em todas as Escrituras. Estes são alguns dos meus versículos favoritos  que mostram que o relacionamento paternal que Ele deseja ter com cada um de Seus filhos.
"Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus em Sua santa morada" - Salmo 68:5
"Ele clamará a Mim: Tu és meu Pai, meu Deus, e a Rocha da minha salvação" - Salmo 89:26
"Assim resplandeça a tua luz diante dos homens, para que vejam as tuas boas obras e glorifiquem a teu Pai que está nos céus". Mateus 5:16
"... Porque vosso Pai sabe do que vós necessitais, antes de Lhe pedirdes". Mateus 6:8b
Duas vezes Paulo usa o termo Abba, Pai, que significa literalmente "Papai". Esses versículos são muito especiais para mim e deveriam ser para todos os crentes quando entendemos o relacionamento íntimo que nosso Pai Eterno deseja ter conosco.
"Porque não recebestes o espírito de escravidão novamente para temer; mas recebestes o Espírito de adoção, por meio do qual clamamos, Aba, Pai" Romanos 8:15
"E porque sois filhos, Deus enviou o Espírito de Seu Filho aos vossos corações clamando: Aba, Pai". Gálatas 4:6
Que benção que esta criança que estava para nascer é o Pai Eterno para aqueles que escolheram Sua adoção!

4. Ele é chamado de Príncipe da Paz

Este nome se refere a Sua VONTADE sendo feita. Quem mais entrou em cena e prometeu paz e realmente o salvou? A paz é algo que muitas pessoas procuram. Jesus deixou claro quando esteve na terra que veio para trazer a verdadeira paz para todos os que a aceitassem.
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vos dou como o mundo dá, eu vos dou. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize". João 14:27

Cristo nos disse claramente que o mundo não tem resposta para a paz! Isaías nos diz em Isaías 9:7 que essa paz seria sem fim! Muitos políticos e líderes mundiais têm como objetivo de sua vida trazer paz ao mundo, apenas para falhar. O mundo de hoje necessita muito de uma paz verdadeira. A única maneira de ter paz é por meio do Príncipe da Paz . 
 
Nosso Redentor nos promete paz porque Ele é o Príncipe da paz .
Que profecia maravilhosa que aponta para muito mais do que apenas o nascimento de Jesus!.
Para Reflexão:
- Como esses quatro nomes proféticos desta criança nos afetamhoje?
- Voce está descansando nas palavras do Maravilhoso Conselheiro?
- Voce reconheceu e experimentou pessoalmente as obras do Deus Todo-Poderoso?
- Voce está seguindo os caminhos do seu Pai Eterno?
- Voce está seguindo os caminhos do seu Pai Eterno?
- Voce está buscando a vontade do Príncipe da Paz?
Como podemos manter nosso foco firmemente no nascimento de Cristo durante o agitado período do Advento?
A maioria dos cristãos concorda que o Natal tem a ver com Jesus, mas a maioria de n´pos gasta pouco tempo preparando o coração para celebrá-lo. Por que é isso? Em parte porque não sabemos como?!

Feliz tempo de preparação!
Feliz Natal!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...