sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Devoção para o Natal 2020 - Dia 5 - Por que Jesus Veio?

 Emanuel, Deus Conosco!

"Eis que a virgem concederá e dará à luz um filho, e ele será chamado de Emanuel" Mateus 1:23

Venha, Venha,  Emanuel!  Ó vem, ó vem, Emmanuel!

E resgata o cativo Israel /Que chora solitário do exílio aqui /Até que o Filho de Deus apareça /Alegra-te! Alegra-te! Emmanuel. Virá a ti, ó Israel.

Esta letra é de um hino (um dos mais cantados nesta temporada*). A melodia é um pouco assustadora, o pedido de resgatar Israel que está em cativeiro, mas depois alegria! Alegrar! Alegrar Emanuel está chegando! Voce pode sentir isso!!!...

Somos buscadores natos. A curiosidade leva a perguntas e as perguntas nos levam a encontrar as respostas. A música começa com os israelitas vivendo em cativeiro e destinados ao exílio.

Mas o que sabemos sobre os israelitas, que passaram quarenta anos vagando pelo deserto em busca de algo melhor. Deus estava em cada reviravolta, mas muitas vezes eles eram teimosos demais para reconhecer que era Deus e que Ele estava no comando.

Depois, há os pastores que encontraram o rei recém-nascido em um estábulo? Eles também eram buscadores, que permitiram que seus corações os conduzissem a Jesus.

Refletir!!

Estamos buscando como os israelitas e não encontrando ou estamos nos alinhando com os pastores, que buscaram e encontraram?

O Advento é um tempo de busca. Nossos corações estão se preparando para uma temporada de alegria e o início da graça. Ao nos prepararmos, podemos fazer a escolha de buscar e encontrar.

Quando o Advento começa, clamamos Vem, Vem Emanuel.

*(Nota: a canção Vem, Vem Emmanuel, foi originalmente escrita em latim no século XII. O autor da letra e o compositor é desconhecido. Acredita-se, entretanto, que a melodia é de origem francesa e adicionada ao texto cem anos depois. O latim foi traduzida para o inglês, por  John Mason Neale em 1851). https://www.carols.org.uk/

"O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos". Isaías 9:2-3

Percorramos o Advento como pessoas que viram a grande luz.

Alegremo-nos porque o nascimento de um bebê abriu as portas para nossas próprias histórias de graça e redenção.

Nesta temporada, tenha a chance de ler as escrituras e ouvir uma canção, para nos guiar na preparação para o maior nascimento e o desdobramento da graça.

Jesus é Emanuel

Emanuel era o papel de Jesus - Seu propósito. Ele é o único que poderia cumprir a posição única de trazer a presença de Deus para nós na terra. Jesus é Deus que, além de todo entendimento, se tornou humano. Deus estava cumprindo Sua promessa de enviar o Messias, Seu Filho, ao Seu povo.

Isso é algo para comemorar!

Colossenses 1:15 nos diz: "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação".

Jesus representa de maneira precisa e completa a perfeição de quem Deus é na forma humana.

Colossenses 2:9 também deixa claro: "Porque em Cristo vive toda a plenitude de Deus em um corpo humano".

Hebreus 1:3a diz: "O Filho é o esplendor da glória de Deus e a representação exata de seu ser, sustentando todas as coisas por sua poderosa palavra". 

Jesus relfete e revela a totalidade de quem Deus é para nós. Ele faz Deus conhecido por nós.

Fico admirada sempre que o Deus do universo deseja ser revelado para nós, que saibamos sobre Ele.

Jesus escolheu vir até nós como um bebê recém-nascido sensível.

Nosso rei nasceu entre os animais e dormiu em uma manjedoura usada pelo gado. Ele cresceu em um homem, totalmente,  para entender tudo o que significa ser humano.

Ele foi tentado, sentiu tristeza e dor, viu seus amigos O abandonarem e teve uma morte terrível. Por quê?

Por Amor. Por causa do amor infálivel e avassalador de Deus por nós, Ele nos deu seu Filho. 

Jesus nos resgatou, nos redimiu dos nossos pecados e restaura nosso relaciomanento com Ele.

Alegrar! Alegrar!

Emanuel, Deus conosco!

Amanhã, dia 6 - O Plano de Deus e a Promessa Cumprida.

Alegremos! Vem Emanuel! 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...