sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Devoção para o Natal - Dia - 19 - Por quê Jesus Veio?

 A Luz de Cristo

"Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida". 

João 8:12

Aqui no Japão estamos na estação do inverno - estação do frio e da escuridão.

No auge do inverno, temos apenas dez horas apenas de luz do dia. Acho que é por isso que nesta temporada sinto tanto prazer com as luzes de Natal decorando o meu jardim, fica mais aconchegante durante a noite... tudo brilha, isso muda completamente a minha visão sobre a escuridão. As luzes transformam as longas horas de escuridão em um redominho de calor, cor e alegria. Eles também nos apontam a razão da estação - a Luz de Cristo chegou!.

Significado simbólico da luz

O costume das luzes de Natal não é bíblico, mas há muita coisa na estação que aponta para "luz". A luz aponta simbolicamente para Jesus como a luz do mundo. Jesus veio como uma luz que entrou no nosso mundo sombrio no momento perfeito.

 Alegrar! Nunca mais precisamos andar na escuridão. ♥

Você sabia que a palavra “luz” está tanto na primeira página das Escrituras quanto na última? Desde a criação da luz em Gênesis 1: 3 até a luz celestial descrita em Apocalipse 22: 5, a palavra luz aparece bem mais de 200 vezes.

Significado simbólico da escuridão 

Biblicamente falando, as trevas simbolizam o pecado e a corrupção espiritual e, ao contrário, a luz é o oposto - santidade, pureza e redenção.

Aqui está algo para refletir ... a escuridão não é uma "coisa" física - é apenas a ausência de luz. 

Na escuridão, ficamos desorientados. Não podemos ver onde estamos ou em que direção seguir. (A minha casa no Brasil havia imensas escadas, subidas aos quartos e descida para garagem e lavandeira, todas as manhãs descia-as mais de uma vez, subia novamente os degraus. Desci aquelas escadas há 30 anos e as conheço muito bem. Mas no escuro da madrugada, era prejudicada pela escuridão).

Para dissipar a escuridão, precisamos de luz. Não podemos escavar, empurrar, aspirar ou tirar a escuridão de uma sala. Precisamos de luz para banir a escuridão e iluminar nosso caminho.

Deus disse que "haja luz"

Jesus estava com Deus e era Deus quando eles fizeram todas as coisas. Eles falaram a luz antes de criarem o sol e a lua. Eles separaram a luz da escuridão para fazer dia e noite. Ainda não conseguimos entender como isso aconteceu. De qualquer maneira que Deus tenha feito isso, Ele disse que era "bom".

Deus usou a luz para iluminar nosso mundo físico, para dar vida às plantas e para sobrevivermos.

Da mesma forma, Deus concedeu luz espiritual para nos dar vida eterna quando nos deu Jesus. A luz espiritual de Jesus nos separa das trevas da morte. Andamos em Sua luz e em um novo modo de vida.

Versículos da Bíblia sobre Luz

No Salmo 104: 2 - Davi descreve o Senhor como “vestido com uma túnica de luz ”. Isso revela a brilhante glória sobrenatural de Deus. É difícil imaginar, não é? Sua glória é descrita como “a exibição de Seus atributos e perfeições divinos” ¹ de acordo com o meu dicionário da Bíblia. Deus se mostra como uma luz extraordinariamente brilhante para chamar nossa atenção. Realmente não há ninguém como Ele!

Jesus apareceu a Paulo no caminho de Damasco como “uma luz do céu, mais brilhante que o sol, ardendo ao seu redor. Atos 26:13. Isso aconteceu ao meio-dia - imagine quão brilhante essa luz de Cristo deveria ter sido se pudesse "ofuscar" a luz do sol. Isso me lembra a descrição de Jesus em Sua transfiguração. “Seu rosto brilhava como o sol e suas roupas ficaram tão brancas quanto a luz. ”Mateus 17: 2 

Estou tentando imaginar isso em minha mente ... Como deve ser o céu? Perfeito! Explêndido!

João descreve a perfeição e pura santidade de Deus:  “A Palavra deu vida a tudo que foi criado, e sua vida trouxe luz a todos. A luz brilha na escuridão, e a escuridão nunca pode extinguí-la.  João 1: 4-5

Jesus é o criador da vida e Sua própria luz remove as trevas do pecado de nossas vidas. Viver dentro de Sua luz nos impede de tropeçar no escuro. As trevas sempre fracassam em sua busca de nos destruir quando permanecermos focados em Sua luz.

Jesus proclamou com ousadia: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. ” João 8:12

Assim como Deus usou a luz para guiar os israelitas, Jesus também é a luz que nos guia em nossas vidas hoje. A luz da salvação de Jesus é a única coisa que pode nos libertar da escuridão do nosso pecado.

A Palavra de Deus é luz - uma lâmpada para nossos pés e uma luz para nossos caminhos. Salmo 119:105 

Tropeçamos nas trevas deste mundo, tropeçando naquilo que nos manteria afastados de Deus. Mas Sua Palavra brilha intensamente para iluminar nosso caminho. Ela brilha nas raízes e pedras que podem nos fazer tropeçar e nos mostra uma maneira clara de andar.

Reflita: Que raízes e pedras você tropeça?

Amanhã, continuaremos Parte II - Luz de Cristo - Estrela da Manhã

Feliz Natal! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...