terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Devoção para o Natal 2020 - Dia 23 - Por quê Jesus Veio?

Uma Palavra para Valorizar

Voce se lembra dos momentos em detalhes vividos?

Eu me lembro de muitos detalhes, principalmente os relacionados a minha família. 

Me lembro certa vez, quando segurava minha segunda filha no saguão da igreja momentos depois de seu batismo (na época eu era católica)... uma estranha se aproximou de mim com uma benção de encorajamento que ela fazia questão de compartilhar. Enquanto eu absorvia cada palavra de esperança, de graça que ela derramava sobre minha filha, fiquei maravilhada e grata por aquele gesto. Foi um presente para a vida da minha filha, palavras de benção. Mais de 30 anos se passaram e ainda guardo na memória aquele encontro - refletindo frequentemente sobre o significado de suas palavras e como elas puderam se manifestar no futuro de minha filha.

Mais de dois mil anos antes, outra mãe ouviu mais atentamente quando um estranho proferiu palavras proféticas sobre seu filho. A chegada de Jesus foi anunciada por um anjo, sua concepção envolta em milagroso divino. Maria já sabia que não era uma criança comum, enquanto os pastores ocupavam seus lugares no estábulo quente e empoeirado, preparando-se para compartilhar sua mensagem do Alto, ela teve um vislumbre de quem esse menino um dia se tornaria.

Salvador. Messias. Cristo. O Senhor.

Que momento deve ter sido. "Todos os que ouviram ficaram maravilhados com o que os pastores lhes disseram", lemos em Lucas 2:18-19, "Mas Maria guardou todas estas coisas e as ponderou em seu coração".

Há uma lição para nós aqui. Em meio ao clamor e excitação desse encontro divino, Maria ainda estava - silenciosamente absorvendo a magnitude daquelas palavras preciosas, emocionantes e aterrorizantes de seu Pai sobre seu filho e as profecias que um dia virim a se cumprir.

Palavras são Tesouros

"Mas Maria guardava todas essas coisas em seu coração".

Essa mesma filha, descrita acima, quando criança, raramente ficava sem sua pequena bolsa de tesouros. Ali dentro voce encontrava coisas surpreendentes, desde pedras brilhantes, presilhas para cabelos, botões de rosas e pétalas, citando apenas alguns. Esses objetos simples e cotidianos eram altamente valorizados, estimados e amados por ela. Do ponto de vista da maturidade, pode parecer um pouco tolo carregar uma variedade tão aleatória de itens, mas ironicamente, como adultos, fazemos exatamente o mesmo à nossa maneira. Talvez você carregue a fotografia de uma pessoa especial, um cartão com uma mensagem doce e significativa, ingressos de um show memorável - esses são nossos tesouros. Guardamos lembranças e memórias à medida que avançamos pela vida. No entanto, esse impulso humano muito natural de buscar e preservar as riquezas deste mundo vem com um aviso.

“ Pois onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” ( Mateus 6: 2).

As coisas que mais valorizamos também ocupam mais espaço em nossos corações, utilizando a maior parte de nosso tempo, energia e recursos. Dê uma olhada no calendário e você poderá perceber um padrão emergir, revelando nossas verdadeiras prioridades e talvez até mesmo os ídolos que estamos inadvertidamente adorando. Eles são tesouros sem valor duradouro.

“Pois tudo o que há no mundo - os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida - não vem do Pai, mas sim do mundo. E o mundo vai passando com os seus desejos, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre ” (1 João 2: 16-17).

Como filhas e filhos do Rei, recebemos, em vez disso, um tesouro de valor eterno - a Palavra de Deus.

“Regozijo-me com a tua palavra como quem acha grande despojo”, exalta o salmista no Salmo 119: 162.

“E as palavras do Senhor são perfeitas, como prata purificada no cadinho, como ouro refinado sete vezes” (Salmo 12: 6).

Maria estava experimentando este tesouro em primeira mão. Estava tudo ao seu redor - na Palavra feita carne deitada em seus braços, os visitantes angelicais e as promessas e profecias que se desdobravam diante de seus olhos. Ela não poderia perder isso. E, no entanto, mais de dois mil anos depois, nós também recebemos a mesma oportunidade. 

A Palavra de Deus está em nossas casas e em nossos smartphones. Disponível e acessível a qualquer pessoa a qualquer momento, o tesouro de Deus está esperando para ser desenterrado, explorado e vivido. Como poderíamos perder isso?

Amanhã, Dia 24 - Uma Palavra para valorizar - II Parte - Por quê Jesus Veio?

Feliz Natal!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...