terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Destruição e uma Promessa de Paz

 Isaías pode ser um dos livros mais escolhidos a dedo do Antigo Testamento, talvez até mesmo de toda a Bíblia! 

É quase irresistível! Pegamos versos favoritos fora do contexto, apropriando-nos de promessas sem um pensamento em nossas cabeças sobre o público original ou a intenção do autor. Em minha jornada por Isaías, estou resistindo à tentação de escrever sobre todos os meus favoritos, mas, conforme o tempo em meus outros devocionais significa que de um lado estou deixando vastas paisagens do registro profético sem reconhecimento:

  • Em Isaías 7, o tremor do rei Acaz com a ocupação da Síria nos lembra que, quando o pior aconteceu e há todos os motivos para temer, a Palavra do Senhor é nossa defesa segura, a única fortaleza inexpugnável.
  • A esperança messiânica surge mesmo nos tempos de desespero de Israel com a profecia de Isaías sobre uma criança no capítulo 9 e uma vara do tronco de Jessé no capítulo 11. Jessé estava morto há quinhentos anos e Israel já havia sido devastado pela Assíria, mas NADA é impossível para Deus.
  • Isaías 12 é o comprimento perfeito para um projeto de memorização e oferece esperança que soa como Advento para mim:
"Portanto, com alegria, voce tirará água das ontes da salvação" Isaías 12:3

O grande salto da postagem do domingo(dia 6) para hoje envolveu algumas palavras sombrias de proclamação, e você notou quantas vezes a palavra contra aparece no primeiro versículo dos capítulos 13-23? Isaías está deixando claro que as nações que colocaram suas faces contra o único Deus verdadeiro ganharam sua santa ira contra eles. Mesmo assim, “o Senhor dos exércitos é exaltado em juízo” (5:16).

Virando a esquina do julgamento para o elogio

Depois de desabafar sua ira em proclamações específicas de cada nação, Deus pronuncia julgamento contra toda a terra em Isaías 24, mas seu julgamento está sempre a serviço da redenção, e os capítulos 25-27 encerram este segmento de leitura com canções de salvação e restauração.

Eu tenho uma história com um versículo em particular - minha introdução ao livro de Isaías como um estudante do ensino médio, temendo um grande teste e morrendo de medo do fracasso. 

Uma amiga piedosa compartilhou Isaías 26: 3 como um caminho para um coração pacífico:

Você o manterá em perfeita paz, cuja mente está em Você, Porque ele confia em Você. ” Isaías 26: 3

A dela foi uma colheita abençoada de Isaías, e uma que acredito que o próprio Isaías teria sancionado, pois sua canção de salvação reverbera através dos séculos para todos os que esperaram por sua vinda e para aqueles que agora encontram conforto na proximidade de Emanuel.

Permaneceu com ele,

A canção da salvação de Isaías reverbera através do séculos para todos os que esperaram por sua vinda e para aqueles que agora encontram conforto na proximidade de Emanuel.

Ainda ... não é tarde para uma leitura sobre o Livro de Isaías e seja saturada da verdade da penas de Isaías neste tempo do Advento de Natal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...