sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Devoção para o Natal - Dia 12 - Por quê Jesus Veio?

Reflexão sobre o Livro de Isaías

Além das minhas memórias favoritas de Natal (confraternização em família, tradições simples de decoração, preparação das comidas, artesanato, música, leitura da Bíblia), faz parte de uma preparação sincera - aguardando o aniversário de Jesus. As canções de Natal e a leitura é tradição... A cada ano leio um livro novamente, Lucas e Isaías. No livro de Isaías - conteúdo direto de profecias sobre um Salvador, um rebento do toco de Jessé, um Pastor e um Cordeiro.

Dos 16 profetas do Antigo Testamento, Isaías, é um livro difícil de entender, mas é o meu favorito. Eminentemente citável, suas palavras aparecem no Novo Testamento mais de 65 vezes e seu uso de metáforas me faz parar com suas imagens pungentes e dançam em torno da graça para um povo que se precipita para a rebelião. Um estudioso judeu (anônimo, que vivia na Palestina), diz que o profeta Isaías, no século I d.C foi condenado à morte e serrado ao meio sob o reinado do rei Manassés, no final de um ministério fiel sob quatro dos reis em espiral decrescente de Israel. (não sabemos se essa fonte é de confiança).

Eu me pergunto que alívio emocional Isaías experimentou ao escrever este versículo tão amado.

"Pois um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; e o governo estará sobre seus ombros e seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" 

Isaías 9:6

Com cada rei mais corrupto do que o anterior, Isaías condenou a queda da nação na idolatria e no ritual vazio. Ele predisse o cativeiro da Babilônia e assistiu enquanto a revelação progredia. Mesmo assim, ele escreveu sobre redenção e graça, sobre um Filho que assumiria o governo sobre seus próprios ombros.

Não sabemos quanto do quadro geral que Isaías tinha na câmera de sua mente enquanto ele driblava pistas para nós do final de sua caneta profética. Dada nossa própria luta atual para dividir corretamente seu encurtamento profético e separar fielmente o já do ainda não , eu imaginaria que o notável cumprimento das palavras de Isaías no registro profético por meio da Encarnação, Crucificação, Ressurreição e Ascensão teria tem sido alucinante para o profeta, mesmo do ponto de vista do céu!

Este ano, estou lendo nesta temporada o Livro de Isaías, estou assumindo um projeto de leitura para o Advento que está no meu coração há vários anos. Lendo o livro em vinte e cinco dias, começei no dia primeiro de dezembro e terminarei na véspera de Natal.

Estou ansiosa pelo lembrete de Isaías de que Deus é o centro soberano do universo, que ele está além de qualquer explicação, mas digno de minha adoração - de tudo isso.

Isaías escreveu sobre redenção e graça, sobre um filho que tomaria o governo sobre seus próprios ombros. Se tiver oportunidade leia Isaías neste período.

Compartilhar pontos de referência e ideias dos escritos de Isaías que são bons demais para guardar somente para mim. (quartas-feiras e domingo, postando no @marinagobettiblog.blogspot.com).

Amanhã, Dia 13 - Um Amor Assim! - Por quê Jesus Veio?

Ele nasce para nós!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...